Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Termos Biológicos

Recombinação de genes: processo de troca de pedaços entre genes de um mesmo cromossomo ou de cromossomos diferentes.

Metabolismo: conjunto de reações pelas quais passam as substancias que constituem um organismo vivo.

Nutrição: aquisição por parte dos seres vivos de compostos do ambiente que fornecem energia e materiais á construção da matéria viva.

Nutrição vegetal: os vegetais ( seres autotróficos) armazenam e transformam compostos energéticos e outros elementos apartir da luz e de substâncias inorganicas simples, como a água e o gás carbonico.

Nutrição animal: os animais sao seres heterotróficos, ou seja, dependem de outros organismos para obter energia.

Digestão: é o processo no qual o alimento permanece no sistema digestório até que haja a extração de todos os nutrientes indispensáveis para a manutenção da vida.

Troca gasosa vegetal: ocorre por meio da fotossíntese, na qual há liberação de gás carbonico.

Troca gasosa animal: nos organismos unicelulares ocorre por difusão de gases do meio mais concentrado para o meio menos concentrado. Nos pluricelulares aparecem sistemas específicos de troca gasosa, como as branquias e os pulmões.

Reprodução: É o processo pelo qual se torna possível a continuidade das espécies. Esta pode ser sexuada ou assexuada.

A reprodução assexuada ou vegetativa é
aquela em que organismos vivos são capazes de se reproduzirem por si só, ou seja, não precisam do auxílio de outro indivíduo da mesma espécie.

Este processo pode ocorrer por
divisão celular, por fragmentação ou por brotamento. A divisão celular ocorre nos seres unicelulares, quando uma célula deixa de existir, cedendo lugar a duas ou mais células.

Na fragmentação o organismo vivo divide-se em pedaços, e estas partes originam novos seres; isto ocorre em animais multicelulares (anêmonas-do-mar) e também com alguns vegetais, como, por exemplo, as algas. Já no brotamento são formados botões ou brotos em várias áreas do organismo, estes são capazes de se desenvolver dando origem a outros indivíduos completos.

Reprodução na espécie humana


Na espécie humana, a reprodução é sexuada, dependendo para tanto, da união de duas células: óvulo (feminino) e espermatozóide (masculino). Esse tipo de reprodução é o mais importante sob o ponto de vista evolutivo, pois reúne em um mesmo descendente (filho), fatores originários de dois indivíduos (pai e mãe).

O aparelho reprodutor masculino é constituído por: Testículos, Epidídimo, Canal deferente, Uretra, Pênis, Escroto, Vesícula seminal e Próstata.
O sistema reprodutor feminino é formado por : ovários, trompas de falópio, útero, vagina e vulva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário