A membrana celular é semipermeável e seletiva; transporta materiais passiva ou ativamente.
- Transporte Passivo - Difusão no sentido dos gradientes de concentração, sem gasto de energia, ou seja, do mais concentrado para o menos concentrado. Ex: Carne colocada em sal, ela tende a ficar mais salgada com o tempo.
- Transporte Ativo - Movimentação contra gradientes de concentração, com gasto de energia. Exemplo: bomba de sódio, que concentra K+ mais dentro que fora da célula e Na+ mais fora que dentro.
- Transporte Facilitado - Proteínas transportadoras ou permeases modificam a permeabilidade da membrana; ocorre tanto passiva quanto ativamente. ( chave-fechadura). Ex: A nossa saliva funciona como uma proteína que transporta o aimento que ingerismo para dentro de nossas células. Essa proteína ajuda somente na entrada da substancia dentro do citoplasma.
- Osmose: é a passagem do solvente de uma região pouco concentrada em soluto para uma mais concentrada em soluto, sem gasto de energia.
Podemos observar este processo quando temperamos uma salada de tomate com sal, por exemplo. Logo após um tempo há o acumulo de uma solução aquosa no recipiente, que é a água que as células perderam para o meio, que estava hipertônico em relação à célula.
Para entendermos a osmose é importante conhecermos os seguintes conceitos:
Solução hipertônica: Solução que está mais concentrada em soluto que o meio;
Solução hipotônica: Solução que está menos concentrada em soluto que o meio;
Solução Isotônica: Quando a concentração de soluto na célula e no meio são iguais.
Soluto: são as substâncias aplicada para formar alguma mistura. Como sal, açúcar...
Entrem e confiram a visualização de todos os métodos citados acima: Planeta Bio
Nenhum comentário:
Postar um comentário