Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Reino Fungi

Os fungos são organismos eucariontes, heterótrofos e, em sua maioria, multicelulares. Suas células apresentam reforço celulósico externo, como nas algas e vegetais, porém é comum a presença de depósitos de quitina, substância característica dos animais. Os fungos são seres aclorofilados e possuem o glicogênio, típico dos animais, como substância reserva.

A maioria dos fungos é fixa ao substrato, porém, os mais primitivos apresentam mobilidade em uma fase da vida, locomovendo-se pela emissão de pseudópodes, como as amebas. Os fungos executam nutrição externa, ou seja, vertem enzimas sobre o alimento (substrato) e absorvem as partículas previamente digeridas. As substâncias são distribuídas através de uma corrente citoplasmática que percorrem todas as células.

A respiração pode ser aeróbia ou anaeróbia facultativa, como nas leveduras.
Caracteristicas

1- Parede celular e reserva nas celulas

A imensa maioria dos fungos possui células com parede celular rígida, formada principalmente por quitina, não estando presente a celulose. Existe, no entanto, um pequeno número de fungos em que a parede celular é constituída principalmente por celulose e não contém quitina.

Os fungos armazenam o glicogênio como substância de reserva em suas células, do mesmo modo como fazem os animais.

2 - Organização do corpo

Algumas poucas espécies de fungos agrupam organismos unicelulares ou formados por pequeno número de células, como é o caso das leveduras, representadas pelo levedo de cerveja, o Saccharomyces cerevisae.

A vasta maioria dos fungos apresenta o corpo formado por filamentos denominados hifas. O conjunto de hifas recebe o nome de micélio, e não é considerado um tecido verdadeiro. Existem basicamente três tipos morfológicos de hifas:

*
Hifas cenocíticas ou não septadas: não possuem septos, que são paredes transversais derivadas das paredes dos filamentos.

*Hifas septadas mononucleadas: possuem septos transversais separando compartimentos com apenas um núcleo.

*Hifas septadas bi ou multinucleadas: possuem septos transversais separando compartimentos com dois ou mais núcleos.


Micélio é nome que se dá ao conjunto de hifas emaranhadas de um fungo. O micélio vegetativo é a parte correspondente a sustentação e absorção de nutrientes, se desenvolvendo no interior do substrato. O micélio que se projeta na superficie e cresce acima do meio de cultivo é o micélio aéreo. Quando o micélio aéreo se diferencia para sustentar os corpos de frutificação ou propágulos, constitui o micélio reprodutivo.

Reprodução

A reprodução dos fungos pode ser assexuada ou sexuada, sendo que em ambos os casos há formação de esporos. Estes são células haplóides que, ao germinarem, dão origem a um indivíduo haplóide. Quando os esporos são originados por processos assexuados (mitoses), são denominados esporos assexuados; quando são originados por processos sexuados (fusão de núcleos seguida de meiose), são denominados esporos sexuados. Entre os esporos assexuados existem os que possuem flagelos, empregados na locomoção. Esses esporos móveis ocorrem em fungos aquáticos. Os fungos terrestres produzem esporos sem mobilidade própria, sendo transportados pelo vento. Os esporos sexuados são sempre imóveis e seu transporte também depende do vento.

Os esporos recebem vários nomes, de acordo com sua origem e estrutura. Alguns dos nomes dos esporos assexuados são: zoósporos, aplanósporos e conídias ou conidiósporos.

- Zoósporos: esporos flagelados móveis, que ocorrem em fungos aquáticos.

- Aplanósporos: esporos sem mobilidade própria, sendo transportado pelo vento e que são produzidos no interior de estruturas denominadas esporângios.

- Conídias ou conidiósporos: esporos sem mobilidade própria sendo transportados pelo vento e que não são produzidos em esporângios e são menores que os aplanósporos.


Liquens

As algas, através da fotossíntese, produzem matéria orgânica e nutrientes que são utilizados pelos fungos. Eles, como o seu micélio ramificado, funcionam como uma esponja que absorve a água usada pelas algas. Os liquens podem viver em ambientes com pouco umidade, como na superfície de rochas, troncos de árvores, calçadas e até postes de iluminação pública. A reprodução dos liquens é assexuada através dos sorédios, que correspondem a fragmentos do líquen que contêm hifas, envolvendo células de algas

Importancia dos Fungos

Os fungos possuem uma extraordinaria produção de enzimas digestivas. Isto os transforma em um dos principais agentes decompositores me matéria orgânica na natureza. Portanto, os fungos, assim como as bactérias, são fundamentais na reciclagem dos nutrientes. No entanto, esta mesma capacidade os transforma em elementos nocivos para o ser humano, pois são capazes de se desenvolver em diversos substratos como alimentos, roupas, etc, causando prejuízos econômicos volumosos.

Muitos fungos podem causar doenças conhecidas como micoses.

C*

Nenhum comentário:

Postar um comentário