Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Continuação Protozoários

Ciliados
Os ciliados mais conhecidos são os paramécios.

Sao os protozoários de maior complexidade e os mais especializados quanto à estrutura de suas células. Apresentam locomoção por meio do batimento de cílios. As células apresentam dois núcleos: micronúcleo e macronúcleo. São de água doce e marinhos, quase todos de vida livre. Existe apenas um parasita do homem: o Balantidium coli.

Balantidium coli: este ciliado é parasita do intestino grosso provocando diarréias. A transmissão é feita pela ingestão de água, verduras e outros alimentos contaminados com os cistos do parasita.


O paramécio vive em água doce. Apresenta uma abertura bucal (citóstoma) que permite a ingestão de partículas alimentares. O funil bucal é um pequeno canal que parte do citóstoma para o interior da célula, na base do qual formam-se os vacúolos digestórios que se encarregam da digestão do alimento ingerido. Os restos não digeridos são eliminados por um orifício conhecido por citopígeo.

Possui dois vacúolos pulsáteis (contráteis) que se encarregam da eliminação do excesso de água que entra na célula e também da excreção.

A reprodução pode ser assexuada através da bipartição (cissiparidade) e sexuada através da conjugação.


Esporozoários

Sao protozoários
que não se locomovem e são todos parasitas, multiplicam-se por divisão múltipa formando muitas células conhecidas por esporos.

Os esporozoários mais importantes pertencem ao gênero Plasmodium (plasmódio) que provoca no homem a malaria, maleita, impaludismo, febre-intermitente etc., constituindo uma endemia na Região Norte do Brasil.A transmissão é feita pela picada do mosquito do gênero Anopheles (mosquito-prego).

Ciclo evolutivo do plasmodium
O ciclo realiza-se no mosquito que representa o seu hospedeiro definitivo e no homem que é o hospedeiro intermediário.

Ciclo no mosquito

No mosquito anofelino ocorre o ciclo sexuado, pois aí ocorre a fecundação e também a esporogonia ou esporulação com a formação das formas infectantes denominadas esporozoítos.

Ao picar um homem com malária, o mosquito ingere o sangue com várias formas do plasmódio, mas somente as chamadas gametócitos sobrevivem no interior do inseto. Estas formas evoluem para dar origem a gametas femininos, maiores, e masculinos, menores, daí serem chamados macrogametas e microgametas. A união desses gametas ocorre no interior do estômago do mosquito, dando origem ao zigoto que atravessa a parede do estômago, formando o oocisto (esporocisto) que se multiplica intensamente (esporogonia), formando os esporozoítos que são liberados e migram paras as glândulas salivares do mosquito.

Ciclo no homem

Aqui ocorre o ciclo assexuado ou esquizogônico. O mosquito ao picar o homem injeta a saliva contendo substâncias anestesiantes e anticoagulantes, inoculando também os esporozoítos.


Profilaxia: eliminação dos focos do mosquito anofelino com inseticidas ou com controle biológico. O mosquito deposita os seus ovos em águas paradas e limpas. A introdução de certos peixes do gênero Gambusici (guaru-guaru), que se alimentam das larvas do mosquito, pode levar à redução da população desses insetos.

Nas áreas onde a malária é endêmica, as habitações devem ser protegidas por telas nas janelas e portas e as camas por mosquiteiros. Uso de repelentes de insetos.



C*

Nenhum comentário:

Postar um comentário