Plaquetas
As plaquetas são pequenas massas protoplásticas anucleares, que aderem à superfície interna da parede dos vasos sanguíneos no lugar de uma lesão e fecham o defeito da parede vascular. Tem cerca de 200.000 a 300.000 plaquetas, denominadas trombócitos, no sangue.
Glóbulos Brancos
No sangue, temos de 5.000 a 10.000 corpúsculos ou glóbulos brancos (células brancas do sangue), que recebem o nome de leucócitos. De 4.000 a 11.000 glóbulos brancos por mm3. São de vários tipos principais:
* Neutrófilos - Que fagocitam e destroem bactérias;
* Eosinófilos - Que aumentam seu número e se ativam na presença de certas infecções e alergias;
* Basófilos - Que segregam substâncias como a heparina, de propriedades anticoagulantes, e a histamina;
* Linfócitos - Que desempenham um papel importante na produção de anticorpos e na imunidade celular;
* Monócitos - Que digerem substâncias estranhas não bacterianas.
Doenças Sanguíneas
As doenças do sangue resultam mudanças anormais em sua composição. A redução anômala do conteúdo de hemoglobina ou do número de glóbulos vermelhos é conhecida como anemia. A formação de hemoglobina anômala é característica da anemia falciforme e da talassemia. A leucemia é acompanhada por uma proliferação desordenada de leucócitos.
A deficiência de qualquer dos fatores necessários à coagulação do sangue provoca hemorragias. Diversas doenças hemorrágicas, como a hemofilia, são hereditárias.
Hemoglobina
A hemoglobina é constituída por um pigmento vermelho chamado heme, que dá a cor vermelha característica do sangue. É um pigmento especial predominante no sangue, cuja função é transportar o oxigênio. Transporta o oxigênio dos pulmões até os tecidos do corpo. Depois, inverte sua função e recolhe o dióxido de carbono, transportando-o até os pulmões para ser expirado.
A deficiência de hemoglobina provoca a anemia. As alterações da estrutura da hemoglobina podem causar a anemia falciforme.
Plasma sanguíneo é o componente liquido do sangue, no qual as celulas sanguineas estão suspensas. O plasma é um líquido de cor amarelada e é o maior componente único do sangue, compondo cerca de 55% do volume total de sangue.
Um modo simples de separar as células do sangue do plasma é através de centrifugação.
"Soro" se refere ao plasma sanguíneo no qual os fatores de coagulaão foram removidos naturalmente. O soro sanguíneo é obtido através da coagulação do sangue. Significa que o soro sanguíneo não possui os fatores de coagulação do sangue total, que foram consumidos pela coagulação das hemáceas. Normalmente utilizados para testes sorológicos e pesquisa de anticorpos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário