Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Oparin e Haldane

Em 1929, em separado, dois cientistas, Alexandre Oparin e John Haldane, publicaram a mesma hipótese (à excepção de alguns pormenores) sobre a origem da vida.
Segundo estes cientistas, aquando da formação da Terra, a atmosfera era formada essencialmente por quatro gases: hidrogénio, vapor de água, amoníaco e metano. Estes compostos teriam reagido de forma espontânea e, no decorrer dessas reacções, os átomos de carbono, hidrogénio, oxigénio e azoto ter-se-íam recombinado formando, por síntese abiótica, os primeiros composto orgânicos. A energia necessária a estas reacções tinha origem em radiações solares (sobretudo ultravioletas), descargas eléctricas de relâmpagos, radiações de elementos radioactivos, calor proveniente de zonas vulcânicas.

Após a sua formação na atmosfera primitiva, os primeiros compostos teriam sido transportados pela chuva para rios, lagos e oceanos onde se acumularam em grandes quantidades. Dada a elevada concentração, as moléculas chocavam entre si dando-se reacções espontâneas. Por evolução molecular ou química (a transformação de moléculas simples em moléculas mais complexas), surgiram todos os tipos de moléculas orgânicas necessárias ao aparecimento da vida.

Algumas destas moléculas, que se encontravam no que Haldane designou por "sopa primitiva", ter-se-íam aglomerado espontaneamente formando pequenos grupos e isolado através de uma membrana semi-permeável (permitiu troca de substâncias com o meio), originando formas pré-biológicas. Nestas formas dar-se-íam já reacções químicas importantes para a vida.

Um comentário: