Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Protozoários

Protozoários são seres unicelulares, eucariontes e heterótrofos. São classificados baseando-se na sua maneira de locomoção em quatro grandes grupos, a saber:

* Rizopodes ou Sarcodineos: movimentam-se por emissão de pseudópodos.

* Flagelados ou Mastigoforos: presentam locomoção por batimento de flagelos.

* Ciliados: locomoção por cílios.

* Esporozoários: não se movimentam e são todos parasitas


Sarcodineos

Os Sarcodíneos são protozoarios unicelulares que se locomovem e alimentam-se formando os pseudópodos. São encontrados na água doce e salgada e alguns são parasitas. São organismos amebiformes, conhecidos genericamente por amebas. A reprodução assexuada é por divisão mitótica da célula e conhecida por cissiparidade ou bipartição. Na reprodução sexuada a célula, que é diplóide, divide-se por meiose e forma gametas. Estes se unem formando um zigoto que se desenvolve para formar a nova célula.

Sarcodíneos parasitas: A amebíase

O agente etiológico é a Entamoeba histolytica, que se instala no intestino grosso e é responsável pela disenteria amebiana, diarréia com fezes ricas em muco e às vezes com sangue, não ocorrendo febre. Podem ocorrer cólicas e vontade freqüente de evacuar, mesmo que saiam poucas fezes ou somente muco ou nada seja eliminado. Em casos extremos as amebas atacam o fígado.

O parasita apresenta duas formas: uma ativa chamada trofozoíto e outra usada como meio de transmissão, o cisto eliminado com as fezes do hospedeiro.

O diagnóstico desta protozoose é feito pela identificação, nas fezes do hospedeiro, das formas trofozoítos e cistos.

A transmissão se dá pela água contaminada com cistos de pessoas infectadas e também pela ingestão de verduras, frutas e outros alimentos contaminados, ou através de moscas.


Flagelados

Sao protozoarios que se movimentam por meio de flagelos, são de vida livre, alguns são parasitas e outros simbiontes, como os representantes do gênero Trichonympha que vivem nos tratos digestórios dos cupins (térmitas), onde promovem a digestão da madeira ingerida por seus hospedeiros.

Flagelados parasitas do homem

  • Giardia lamblia ou Giardia intestinalis — possui 8 flagelos, 2 núcleos e uma ventosa.

A giárdia é um parasita do intestino delgado, provocando a giardíase, infecção que se caracteriza por diarréia com fezes amarelas, malcheirosas e espumosas (cheias de bolhas). A diarréia pode ser crônica. Ocorrem cólicas intestinais e barriga inchada devido à formação de gases.

A transmissão é por ingestão de água e alimentos contaminados com os cistos do parasita.

A profilaxia é realizada com saneamento básico, higiene pessoal e alimentar e tratamento das pessoas infectadas.


  • Trypanosoma cruzi — possui um único flagelo que acompanha o bordo livre da membrana ondulante.

O flagelado é responsável pelo Mal de Chagas, que se instala no tecido conjuntivo e nas fibras musculares, especialmente no coração. Há a fase crônica na qual o parasita provoca lesão do miocárdio com dilatação do coração, alteração do ritmo cardíaco e hipotensão. Ocorrem também complicações do trato digestório e meningoencefalite. O indivíduo parasitado morre lenta ou subitamente.

A transmissão do Trypanosoma cruzi é realizada por insetos hemípteros (percevejos) pertencentes aos gêneros Triatoma, Panstrongylus e Rhodnius, conhecidos populannente por “barbeiros” ou “chupança”. Esses insetos vivem em habitações primitivas, feitas de barro e cobertas por sapé, chamadas de casas de “pau-a-pique”, onde as paredes deixam frestas que servem de esconderijos para esses animais. Podem ser encontrados em casas de madeira, galinheiros, chiqueiros e estábulos. São de hábito noturno. Durante a noite machos e fêmeas saem à procura de sangue, picando as pessoas de preferência no rosto, daí a designação de “barbeiro”.


Profilaxia: combate ao inseto, melhoria das habitações, uso de mosquiteiros nos locais contaminados e higiene doméstica.


No homem apresenta a forma leishmânia e no mosquisto a forma flagelada chamada leptomona. É responsável pela leishmaniose cutânea-mucosa, que provoca lesões ulcerosas na pele, conhecida em São Paulo por úlcera-de-Bauru. A transmissão é feita por mosquitos do gênero Phlebotomus (mosquito-palha, corcundinha ou Birigüi) e do gênero Lntzomya.

  • Leishnania tropica — responsável pela leishmaniose cutânea (botão do oriente), doença que provoca lesões no tecido cutâneo. É transmitida pela picada dos mosquitos do gênero Phlebotomus.

  • Leishmania donovani — provoca a leishmaniose visceral, levando a infecções no baço e fígado; também transmitida pelo Phlebotomus.

*C

Nenhum comentário:

Postar um comentário