Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

terça-feira, 16 de março de 2010

Reino Plantae

O reino Plantae é composto por organismos eucariontes pluricelulares autótrofos. São comumente conhecidos por vegetais ou plantas e somam milhares de espécies distribuídas em praticamente todos os ambientes do planeta.

Existem plantas terrestres e aquáticas. As terrestres vivem fixas no substrato; as aquáticas flutuam ou vivem submersas na coluna de água, aderidas ou não a um substrato.

Existem vários sistemas de classificação dos vegetais:

O estudo das algas chama-se ficologia ou algalogia. As algas verdes são plantas uni ou multicelulares, com clorofila a e b e vários pigmentos carotenóides. Algumas algas pardas, possuem clorofila a e c e funcunantina, responsável pela coloração amarronzada.

As Brófitas caracterizam-se pela alternância de gerações ou a existência de duas ou mais formas alternantes no ciclo vital das plantas onde em uma fase a planta produz gametas masculinos (Anterozóides) e gametas femininos (Oosferas). Da união, surge o zigoto, que cresce sobre a planta feminina formando o embrião. Este se desenvolve formando a fase assexuada formadora de esporos que caem no chão úmido formando um musgo verde (Gametófito).

Compreendem os musgos, as hepáticas e os antóceros; de pequeno porte,dependem de uma boa umidade ambiental.Há espécies aquáticas.Não têm vasos condutores das seivas (são avasculares), apresentam rizóide, filóide e caulóide.

As Pteridófitas constituem os primeiros vegetais a apresentarem tecidos condutores de seiva
(vasos liberianos e vasos lenhosos) e, juntamente com as Espermatófitas, são
chamadas Traqueófitas. Algumas espécies são grandes e arborescentes.
Exemplos: samambaia e avenca.

A reprodução das pteridófitas se dá por meio de água como nas briófitas. Apresentam uma fase sexuada (gametófito), produtora de gametas e outra assexuada (esporófito) produtora de esporos. Que ao se encontrarem forma o zigoto que se desenvolve e forma uma nova planta que quando adulta forma esporo, iniciando um novo ciclo de reprodução.

As
Gimnospermas, nome que recebe as plantas vasculares que formam sementes, mas não possuem flores. Sua reprodução é feita por estruturas especiais, os estróbilos. Na maioria são árvores, algumas de grande porte, como os pinheiros, inclusive araucária, ciprestes e sequóias. Sao espermatófitas , possum sementes e nao flores e frutos.

As
Angiospermas sao as plantas que contem flor. Constituem a forma de vida vegetal dominante. O elemento mais característico das angiospermas é a flor, cuja função é assegurar a reprodução da planta mediante a formação de sementes.São espermatófitas com frutos e flores. Suas sementes, ao contrário das
Gimnospermas, ficam protegidas no interior do fruto. Possuem flores típicas, com sépalas e pétalas geralmente coloridas e vistosas. Seus corpos vegetativos, representados pelas raízes, caules e folhas,
apresentam uma excepcional diversidade de formas, adaptadas às diferentes funções. Formam um grande grupo, o de maior importância para o homem.



C*

Nenhum comentário:

Postar um comentário