Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Nematelmintos

Os nematelmintos são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades. Muitas espécies são de vida livre e vivem em ambiente aquático ou terrestre; outras são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano. Há mais de 10 mil espécies desse tipo de vermes catalogadas, mas cálculos feitos indicam a existência de muitas outras espécies, ainda desconhecidas.

Ao contrário dos platelmintos, os nematelmintos possuem tubo digestório completo, com boca e ânus. Geralmente têm sexos separados, e as diferenças entre o macho e a fêmea podem ser bem nítidas, como no caso dos principais parasitas humanos. De modo geral o macho é menor do que a fêmea da mesma idade e sua extremidade posterior possui forma de gancho. Esses animais são envolvidos por uma fina e delicada película protetora, que é bem lisa e resistente.

Lombriga ( Ascaris lumbricoides)


Doenças

Ascaridíase( Lombrigas)

É uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides. É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo. A contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas. O único reservatório é o homem. Se os ovos encontram um meio favorável, podem contaminar durante vários anos.


Oxiuríase

É uma inflamação causada pelo verme Oxyurus vermicularis (ou Enterobius vermicularis) que se aloja no intestino grosso. Entenda-se por inflamação um processo de reação a um agente irritante que atinge um ser vivo. Caracteriza-se por edema (inchaço), hiperemia (vermelhidão), hiperestesia (aumento da sensibilidade dolorosa) e aumento da temperatura local eventualmente se acompanha de diminuição funcional e na dependência do local atingido pode passar sem que se perceba o processo.

como adquiri?

Esta verminose é adquirida pela chegada dos ovos deste parasita ao aparelho digestivo através de mecanismos como: a - deglutição - junto com alimentos, poeira de casa, objetos, animais, roupas contaminados com ovos dos oxiúros. Auto-infestação, no ato de coçar o ânus os ovos podem aderir aos dedos e então levados à boca. Após a deglutição dos ovos, no intestino as larvas se transformam em adultos, as fêmeas guardam os ovos fecundados e os machos morrem. As fêmeas migram para o cólon e reto, de noite elas Saem pelo esfíncter anal e depositam ovos na região anal e perianal.

Amarelão ( Ancilostomose)

A ancilostomíase, popularmente conhecida como amarelão, é uma doença parasitária intestinal que causa diarréia moderada e dor abdominal. Infecções graves de amarelão podem ocasionar sérios problemas de saúde em recém-nascidos, crianças, mulheres grávidas e pessoas subnutridas. Amarelão ocorre principalmente em climas tropicais e sub-tropicais. Os vermes parasitas causadores da doença são Ancylostoma duodenale e Necator americanus.

Transmissão

Os ovos do parasita não são infecciosos, eles liberam larvas no solo que têm a capacidade de penetrar na pele. As infecções de amarelão são transmitidas principalmente pela pele em contato com o solo, mas também podem ocorrer pela ingestão de larva. As pessoas podem ser contaminadas pelo contato direto com solo contaminado, geralmente ao caminhar descalço, ou ao acidentalmente engolir solo contaminado.

Os vermes causadores do amarelão têm um ciclo de vida complexo, que começa e termina no intestino delgado. Fêmeas adultas do verme produzem milhares de ovos, os quais são excretados nas fezes. As larvas provenientes dos ovos são pouco visíveis e podem penetrar na pele, geralmente através dos pés descalços. Uma vez dentro do corpo, as larvas vão até os pulmões e de lá até a boca pelo trato respiratório. Uma vez na boca, elas são engolidas e eventualmente alcançam o intestino delgado. Essa jornada leva em trono de uma semana. No intestino delgado a larva se desenvolve em verme adulto, que gruda na parede do intestino e suga sangue.



C*

Nenhum comentário:

Postar um comentário