Assim, os seres vivos são incluídos nas seguintes categorias de classificação:
Reinos → Filos → Classes → Ordens → Famílias → Gêneros → Espécies
Atualmente, todos os seres vivos estão distribuídos em 5 reinos: 1. Monera; 2. Protoctista (Protista); 3. Fungi; 4. Plantae, Vegetalia ou Metaphyta; 5. Metazoa ou Animalia.
Moneras - Seres unicelulares (formados por uma única célula) procariontes (células sem núcleo organizado). O material hereditário é constituído por ácido nucléico no citoplasma. São as bactérias e as cianófitas (algas azuis), antes consideradas vegetais primitivos.
Protistas - Seres unicelulares eucariontes (que possuemnúcleo individualizado). Seu material genético está organizado nos cromossomos, dentro do núcleo. Representados por protozoários, como a ameba, o tripanossomo (causador do mal de Chagas) o plasmódio (agente da malária), que até a metade do século XX eram considerados animais primitivos.
Fungos - Seres eucariontes uni e pluricelulares como as leveduras, o mofo e os cogumelos. Já foram classificados como vegetais, mas sua membrana possui quitina, molécula típica dos insetos e que não se encontra entre as plantas. São heterótrofos (não produzem seu próprio alimento), por não possuírem clorofila.
Plantas - São os vegetais, desde as algas verdes até as plantas superiores. Caracterizam-se por ter as células revestidas por uma membrana de celulose e por serem autótrofas (sintetizam seu próprio alimento pela fotossíntese). Existem cerca de 400 mil espécies de vegetais classificados.
Animais - São organismos multicelulares e heterótrofos (não produzem seu próprio alimento). Englobam desde as esponjas marinhas até o homem,cujo nome científico é Homo sapiens.
P.S: cada reino será especificado melhor com sua caracteristicas, esse sao apenas exemplos e resumos de cada um.
C*
Nenhum comentário:
Postar um comentário