Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

quinta-feira, 11 de março de 2010

RNA e DNA


A molécula de RNA (ácido ribonucléico), sintetizada por transcrição a partir da molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), é formada por um único filamento de nucleotídeos, ou seja, uma fita simples, cujas bases nitrogenadas são: adenina e guanina (bases purinas) e citosina e uracila (bases pirimidinas).

Portanto, na composição dessa molécula, com diferença a de DNA que possui fita dupla, substituindo a base pirimidina timina, encontra-se presente a uracila.

Dessa forma, durante a síntese do filamento de RNA, no instante em que o DNA se despolimeriza e a dupla fita se abre, o nucleotídeo complementar à adenina ao invés de sua conjugação com a timina (por meio de pontes de hidrogênio), combina-se com a uracila.

Adenina: sigla A
Guanina: sigla G
Timina: sigla T
Citosina: sigla C
Uracila: sigla U

Essa transposção significa que se vc quiser passar as bases nitrogenadas de DNA para RNA, vc só vai trocar as letras, e nao esquecendo que elas sao agrupadas de 3 em 3.

Ex:

RNA: AGC ACG TAC GAT ACG
DNA: UCG UGC AUG CUA UGC



OS TIPOS DE RNAs

Existem três tipos básicos de molécula de RNA, cada um com função específica durante o processo de tradução (produção de proteínas), sendo:

RNA mensageiro (RNA-m) → este filamento carrega consigo uma seqüência de bases nitrogenadas (código), que será determinante durante a sua tradução e a exatidão da ordem de aminoácidos de uma proteína;

RNA transportador (RNA-t) → é o filamento que possui seqüência específica de bases nitrogenadas (anticódon / trinca de bases), responsável por transportar o aminoácido ao correspondente códon no RNA-m.

RNA ribossômico (RNA-r) → é o filamento que, associado a um complexo de proteínas, realiza a leitura do RNA-m, permitindo a reciprocidade entre o códon e o seu respectivo anticódon, proporcionando a síntese das proteínas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário