segunda-feira, 22 de março de 2010
Anelídeos
Os anelideos sao constituídos por organismos que apresentam corpo mais ou menos cilíndrico e alongado. Cada um dos segmentos ou anéis que constituem o corpo dos anelídeos é chamado metâmero. A metamerização geralmente se evidencia tanto nos aspectos internos com no externos, incluindo músculos, nervos, sistemas circulatórios, excretor e reprodutor.
O sistema nervoso é constituído por uma cadeia nervosa ganglionar e ventral formada por um anel nervoso anterior e um par de gânglios nervosos para cada segmento do corpo de onde partem ramificações nervosas para as diferentes partes do organismo.
O sistema sensorial é pouco desenvolvido; raramente são encontrados órgãos visuais; na maioria dos representantes existem apenas células sensoriais difusas.
O sistema digestivo da minhoca é completo, isto é, possui duas aberturas. a boca e o ânus.
O sistema excretor dos anelídeos é constituído por metanefrídeos, distribuídos aos pares em cada segmento; estes canais começam dentro de uma câmara celômica.
Nos anelídeos o sangue circula sempre dentro dos vasos, sendo um sistema circulatório fechado.
A respiração dos vermes segmentados é branquial ou cutânea; as brânquias são órgãos de forma variável, servindo para retirar o oxigênio e eliminar o gás carbônico nos anelídeos de vida aquática; nos de vida terrestre as trocas gasosas ocorrem diretamente através da pele.
A locomoção da minhoca faz-se através da contração dos músculos circulares e longitudinais e graças à presença do fluido celomático, que preenche os metâmeros. e serve de esqueleto hidrostático.
Os nefrídios (orgao excretor) retiram produtos de excreção (amônia, uréia) do líquido celomático e do sangue.
A reprodução dos anelídeos pode ser por assexuada por bipartição ou brotamento, mas a maioria apresenta reprodução sexuada por fecundação cruzada.
C*
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário