Essa classe de artrópodos caracteriza-se por possuir dois pares de antenas, o corpo dividido em dois segmentos (cefalotórax e abdome) e pela presença de numerosos pares de patas (geralmente cinco ou mais), sendo que muitos deles apresentam apêndices birremes adaptados à natação. Há crustáceos sésseis, como as cracas, que vivem fixas a um substrato. Outros, como o paguro (ou bernardo-eremita), apresentam a porção posterior do corpo desprovida de exoesqueleto, e ocupam a concha deixada por moluscos mortos.
Os representantes mais conhecidos são os camarões, os siris, os caranguejos e as lagostas. Habitam ecossistemas marinhos e de água doce, havendo mesmo representantes de ambiente terrestre úmido (o tatuzinho-de-jardim).
O Aparelho circulatório é formado por um coração dorsal curto e irregular de onde saem seis artérias que se distribuem por todo o corpo. Este sistema circulatório é denominado aberto ou lacunar, porque o sangue não está sempre no interior dos vasos.
A principal caracteristica do sistema excretor sao os resíduos metabólicos, recolhidos pelo sangue e presentes nas hemoceles, são excretados pelas glândulas verdes ou antenais, presentes no cefalotoráx e que se abrem nos poros excretores, localizados perto das inserções das antenas.
O aparelho respiratório é formado por vários pares de brânquias situadas nos dois lados de todos os segmentos torácicos.
Órgãos sensitivos - são estruturas que colocam o animal em contacto com o meio ambiente, são sensíveis ao tato, gosto, olfato e visão.
A visão e dada pelos olhos compostos que são pedunculados e móveis. O tato é percebido pelos pêlos tácteis que se distribuem pelo corpo. O sentido químico, gosto mais olfato, reside em pêlos localizados nas extremidade das antenas, peças bucais e extremidade daquelas.
Equilíbrio e orientação à gravidade é dado pelo estatocisto que é uma estrutura em forma de saco que se abre dorsalmente sob pêlos finos, no artículo basal de cada antênula.
Muda - como o esqueleto é rígido, deve ser mudado periodicamente para permitir o crescimento do tamanho do corpo.
Classificação:
O número de patas é um bom critério, que permite dividir a classe dos crustáceos em duas ordens:
> Decápodes
> Isópodes
Os decápodes são crustáceos de dez patas.
Os isópodes são crustáceos que possuem numerosas patas, todas semelhantes. O exemplo mais conhecido é um isópodes encontrado em toda a costa litorânea do Brasil o tatuzinho de de praia.
Revestimento do corpo
O esqueleto é um sistema encarregado da sustentação do corpo, tanto em vertebrados como em invertebrados; nos vertebrados, o esqueleto fica dentro do corpo, e nos invertebrados fica fora, revestindo o corpo. Dizemos, então, que os vertebrados tem endoesqueleto (esqueleto interno) e que os invertebrados tem exoesqueleto (esqueleto externo).
C*
adorei todas as informaçoes valeu mesmo
ResponderExcluir