A Experiência provou que conforme se aumenta n, ou seja, à medida que mais lançamentos da moeda são feitos, a freqüência relativa tende a estabilizar-se em torno de .
Exemplo:
Em 1000 lançamentos (n = 1000), 529 resultados foram favoráveis (m = 529), o que nos dá para o valor de 0,529.
Em 4040 lançamentos, 2048 resultados foram favoráveis o que nos da = 0,50693, isso significa que no lançamento de uma moeda “honesta” a probabilidade de se obter “cara” é . Essa experiência foi realizada por Kerrich e Buffon.
A definição que permite calcular teoricamente a probabilidade de um evento, sem realizar a experiência é:
Dado um espaço amostral S, com n (S) elementos, e um evento a de S, com n(A) elementos, a probabilidade do evento A é o P(A) tal que:
Propriedades
Sendo S ≠ um espaço amostral qualquer, A um evento de S e o complementar de A em S, valem as seguintes propriedades:
► P( ) = 0
► P(S) = 1
► 0 ≤ P(A) ≤ 1
► P(A) + P( ) =1
C*
Nenhum comentário:
Postar um comentário