Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Vegetação do Brasil

Características de cada relevo:

Floresta Amazônica: Suas principais características são as folhas grandes, com um tom de verde bem definido e densa. Um outro detalhe importante, é que elas se alimentam de si mesmas, por isso, são chamadas de autofágicas. Grande variedade de fauna e flora.

Mata dos cocais: A Mata dos Cocais é uma floresta de transição, situada na região do nordeste brasileiro, entre a caatinga e o cerrado.No extrato mais baixo da mata, encontramos diversas espécies de arbustos e vegetações de pequeno porte.O extravismo é a principal atividade econômica na Mata dos Cocais. Milhares de pessoas vivem do extrativismo do coco de babaçu. A semente deste coco é utilizada como matéria-prima pelas indústrias de cosméticos, medicamentos e alimentos.

Mata Atlantica: É uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ela tem presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa, rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais, as árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade, a fauna rica com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis. Na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica uma constante neblina.

Mata dos Pinhais: A Mata dos Pinhais, também conhecida como Mata das Araucárias, é uma floresta subtropical e pode ser encontrada na região Sul do Brasil (estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esta formação florestal é típica de uma região de clima subtropical. Trata-se de uma formação fechada e densa, com grande quantidade de árvores. As folhas dos pinheiros possuem o formato de agulha. A reprodução ocorre quando as sementes são levadas pelo vento.

Cerrado: Podemos encontrar a vegetação de cerrado, principalmente, na região centro-oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Está presente também nas seguintes regiões: oeste de Minas Gerais e sul do Maranhão e Piauí. Presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte. As cascas destas árvores são duras e grossas.

Caatinga: A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semi-árido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí. A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco). Ela tem forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas. Presença de cactos e bromélias.

Campos: Os Campos caracterizam-se pela presença de uma vegetação rasteira (gramíneas) e pequenos arbustos distantes uns dos outros. Podemos encontrar esta formação vegetal em várias regiões do Brasil (sul do Mato Grosso do Sul, nordeste do Paraná, sul de Minas Gerais e norte do Maranhão), porém é no sul do Rio Grande do Sul, região conhecida como Pampas Gaúchos, que encontramos em maior extensão.Os campos não dependem de grande quantidade de chuvas.

Vegetação Pantanal: Assim como ocorre com a vida animal, o Pantanal possui uma extensa variedade de árvores, plantas, ervas e outros tipos de vegetação. Nesta região, podemos encontrar espécies da Amazônia, do Cerrado e do Chaco Boliviano. Nas planícies (região que alaga na época das cheias) encontramos uma vegetação de gramíneas. Nas regiões intermediárias, desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetação rasteira. Já nas regiões mais altas, podemos encontrar árvores de grande porte. As principais árvores do Pantanal são: aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico.

Aula DataShow sobre vegetação: Download

agradecimentos do download: Felipe (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário