Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

População II

Migração de transumância: deslocamento sazonal ( por alguns meses) de um grupo de pessoas.
P.S: o deslocamento sazonal é feito normalmente em busca de trabalho em uma certa época do ano.

Migração pendular: movimento de pessoas que saem de manhã para trabalhar em outro munícipio e retornam a noite. Exemplo: Bóia-fria.

Emigração: fluxo de pessoas que se deslocam de um país para o outo.

Imigração: fluxo de pessoas de nacionalidade estrangeira que chegam a um país para morar.

Migração Nordestina para o Sudeste: Devido principalmente ao problema da exploração social e do trabalho na economia rural nordestina, relacionada com e eventualmente justificada pela seca, somados com a grande oferta de empregos de outras regiões principalmente nas decadas de 60,70 e 80, em especial na região Sudeste, verificou-se um pronunciado fluxo migratório de parte da população nordestina para outras regiões do país.

Nos dias de hoje, como o ideal imaginário de que na região sudeste, eles teriam uma melhor qualidade de vida, os nordestinos estão voltando para a suas terras, voltando para a familia, afim de reconstruir sua vida. Há tambem uma grande migração para a região do mato grosso e note,para afim de trabalho em plantações.







Gráfico das imigrações no Brasil: Inicio em 1908 com o primeiro navio trazendo imigrantes janponeses ao Brasil, e seu auge teve fim em 1970, tendo as imigrações reduzidas e de pouco impacto geográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário