Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Oriente Médio

Guerra de Yom Kippur: quarta guerra arabe-israelense, marcada pela interrupção de fornecimento de petróleo, como retaliação árabe aos paises aliados ao Estado de Israel.

Intifada: levante da população civil palestina , iniciada a pau e pedras em 1987, contra a ocupação insraelense em seu territorio.

OLP: a Organização para Libertação da Palestina surgiu como uma organizaçõ politica e paramilitar liberada por Yasser Arafat, que visava o reestabelecimento de um Estado palestino.

Sunitas: constituem o maior ramo entre os mulçumanos, embora sejam minoria no Irã e no Iraque. No aspecto religioso, sao considerados modernos em relação ao xiitas. Nao seguem tao a fundo o Alcorão.

Xiitas: ramo mulçumano no Irã e no Iraque. São considerados radicais quantos aos preceitos religiosos do Islã, pois seguem firmamente o Alcorão.

Golfo Persico: braço do mar da Arabia que adenra a regiao do Oriente Medio, rica em pretóleo e marcada por diversos conflitos territoriais,politicos e religiosos.

Povos do Oriente Medio: arabes, turcos, persas, judeus, curdos e armenicos.

Economia

OPEP ( Organização dos Paises Expostadores de Petroleo): organização supra-estatal que controla os preços e volume da produção de 70% das reserva mundiais de petróleo.Foi criada em 1960.

Brasil na OPEP?

Muitos especialistas em petróleo defendem a entrada do Brasil na OPEP, após a descoberta de petróleo na camada pré-sal na Bacia de Santos. Esta descoberta gerou um significativo aumento das reservas de petróleo do país. Embora não seja um grande exportador, o Brasil já está entre os 10 países com maiores reservas de petróleo do mundo.

Objetivos da OPEP:

- Estabelecer uma política petrolífera comum a todos os grandes produtores de petróleo do mundo (países membros);
- Definir estratégias de produção;
- Controlar preços de venda de petróleo no mercado mundial;
- Analisar e gerar conhecimentos para os países membros sobre o mercado de petróleo mundial;
- Controlar volume de produção de petróleo da organização.

Relevo: composto por montanhas,planaltos,planicies e depressoes.Ex: planicie da Mesopotamia ( entre os rios Tigres e Eufrates) e a depressao do Mar Morto.

Hidrografia: Rio Jordao, rio Tigre e Eufrates sao os principais da região, que sofrem forte escassez de agua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário