Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Geologia e Geomorfologia

Litosfera: camada mais rigida e externa da Terra, sustenta rochas de diversas formações e idades.

Rochas magmáticas ou igneas: resultantes da solidificação do magma.
Rochas sedimentares: geradas por detritos organicos e inorganicos de idades geológicas diferentes.
Rochas metamórficas: provenientes do interpirismo ( transformação fisica e quimica da rocha).

Planalto: relevo cuja altura é superior a 300 metros e no qual os processos erosivos predominam sobre os de sedimentação.As unidades dos planaltos brasileiros sao divididos em quatro grupos, como no mapa a baixo.



Depressões: porções do relevo situadas abaixo do nivel do mar ou das regiões próximas, localizadas entre as bordas das bacias sedimentares e os escudos cristalinos.

Planícies:é uma grande área geografica com pouca ou raramente com nenhum tipo de variação de altitude,como um deserto ou um pantano.Planícies são superfícies que apresentaram pequenos movimentos na crosta, sendo quase completamente aplainadas. São delimitadas por aclives, e os processos de deposição superam os de desgaste. Podem ser classificadas em planícies costeiras, quando o agente de sedimentação é o mar; fluviais, quando um rio é responsável por sua formação: e planícies de origem lacustre, ou seja, formadas pela ação de um lago. Uma planície é sempre sediment

Curvas de nível: apartir do perfil do relevo de uma área, podemos traçar e unir pontos de uma mesma altitude. Exemplo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário