Capitalismo e espaço geográfico
Capialismo: sistema político, economico e social fundamentado no lucro, modo de produção privado e sociedade e classes.
Mercantilismo: fase de expansão e consolidação do incipiente sistema capitalista, o qual pendurou do século XV até o século XVIII, substituindo o sistema feudal.
Capitalismo Industrial: O capitalismo industrial é uma nova fase desse sistema econômico, que surge em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas, na segunda metade do século 18. Com essa nova fase é superado o capialismo industrial também chamado de mercantilismo, que surgiu em fins do século 14 e vigorou até então. Muitos fatores econômicos, sociais e políticos contribuíram para o desenvolvimento dessa nova forma de capitalismo.
Na economia, o grande impacto foi trazido pelas transformações nas técnicas e no modo de produção. As máquinas passaram a ser utilizadas em larga escala, tornando ultrapassados os métodos de produção anteriores, de caráter artesanal. Esse processo ficou conhecido como Revolução Industrial e teve seu início na Inglaterra.
Adam Smith e o liberalismo: O funcionamento da economia industrial baseava-se em idéias que constituíram um sistema filosófico chamado de liberalismo. Essas idéias surgiram juntamente com a Revolução Industrial, no final do século 18. Na economia, um dos principais teóricos do liberalismo foi Adam Smith, que defendia a não intervenção do Estado na economia (tal como acontecera no Mercantilismo).
Segundo Smith, o jogo econômico era regido pela lei da oferta e da procura. Dentro dessa lógica, ninguém - particularmente o Estado - deve interferir no mercado, onde vigora uma competição, em que os mais capazes obterão melhores resultados.
Capitalismo Financeiro: O Capitalismo financeiro tem se transformado desde a Revolução Industrial até os dias atuais, o sistema era restrito a uma parte da Europa e Estados Unidos.
Esse período ficou marcado pela prática do monopólio (uma única empresa dominando todo mercado). Além disso, eram realizados os oligopólios, que correspondem à união de algumas empresas retendo nas mãos o controle dos preços e de matéria-prima, dessa forma impediam o desenvolvimento de outras empresas, garantindo uma hegemonia no mercado.
Nesse mesmo período ficou bastante difundida a junção de grandes empreendimentos e conciliamento entre a indústria e o capital bancário, emergindo assim o capital financeiro. Com o agrupamento de grandes empresas houve um grande crescimento que propiciou o surgimento das empresas multinacionais, que hoje ganhou a denominação transnacional, essas têm suas atuações nos mais diversos pontos do mundo.
Nesse contexto, pode-se destacar as imensas empresas petrolíferas, como Exxon e Texaco, no ramo de informática a IBM e a Microsoft, e também a grande empresa de materiais esportivos Nike. O contexto desencadeou o surgimento de várias outras que atuam fortemente até os dias de hoje.
Oligopólio: grupo de poucas empresas determina os rumos de um setor de mercado.
Truste( ou conglomerado): grupos que controlam todas as etapas de produção, desde a extração de matéria-prima até a comercialização.
Cartel: grupo de empresas que compõem um oligopólio e fazem acordos ilícitos entre sí.
Holding: empresa que controla diversas outras de um mesmo grupo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário