Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Geografia Geral

Capitalismo e espaço geográfico

Capialismo: sistema político, economico e social fundamentado no lucro, modo de produção privado e sociedade e classes.

Mercantilismo: fase de expansão e consolidação do incipiente sistema capitalista, o qual pendurou do século XV até o século XVIII, substituindo o sistema feudal.

Capitalismo Industrial: O capitalismo industrial é uma nova fase desse sistema econômico, que surge em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas, na segunda metade do século 18. Com essa nova fase é superado o capialismo industrial também chamado de mercantilismo, que surgiu em fins do século 14 e vigorou até então. Muitos fatores econômicos, sociais e políticos contribuíram para o desenvolvimento dessa nova forma de capitalismo.

Na economia, o grande impacto foi trazido pelas transformações nas técnicas e no modo de produção. As máquinas passaram a ser utilizadas em larga escala, tornando ultrapassados os métodos de produção anteriores, de caráter artesanal. Esse processo ficou conhecido como Revolução Industrial e teve seu início na Inglaterra.

Adam Smith e o liberalismo: O funcionamento da economia industrial baseava-se em idéias que constituíram um sistema filosófico chamado de liberalismo. Essas idéias surgiram juntamente com a Revolução Industrial, no final do século 18. Na economia, um dos principais teóricos do liberalismo foi Adam Smith, que defendia a não intervenção do Estado na economia (tal como acontecera no Mercantilismo).

Segundo Smith, o jogo econômico era regido pela lei da oferta e da procura. Dentro dessa lógica, ninguém - particularmente o Estado - deve interferir no mercado, onde vigora uma competição, em que os mais capazes obterão melhores resultados.

Capitalismo Financeiro: O Capitalismo financeiro tem se transformado desde a Revolução Industrial até os dias atuais, o sistema era restrito a uma parte da Europa e Estados Unidos.
Esse período ficou marcado pela prática do monopólio (uma única empresa dominando todo mercado). Além disso, eram realizados os oligopólios, que correspondem à união de algumas empresas retendo nas mãos o controle dos preços e de matéria-prima, dessa forma impediam o desenvolvimento de outras empresas, garantindo uma hegemonia no mercado.

Nesse mesmo período ficou bastante difundida a junção de grandes empreendimentos e conciliamento entre a indústria e o capital bancário, emergindo assim o capital financeiro. Com o agrupamento de grandes empresas houve um grande crescimento que propiciou o surgimento das empresas multinacionais, que hoje ganhou a denominação transnacional, essas têm suas atuações nos mais diversos pontos do mundo.

Nesse contexto, pode-se destacar as imensas empresas petrolíferas, como Exxon e Texaco, no ramo de informática a IBM e a Microsoft, e também a grande empresa de materiais esportivos Nike. O contexto desencadeou o surgimento de várias outras que atuam fortemente até os dias de hoje.

Oligopólio: grupo de poucas empresas determina os rumos de um setor de mercado.

Truste( ou conglomerado): grupos que controlam todas as etapas de produção, desde a extração de matéria-prima até a comercialização.

Cartel: grupo de empresas que compõem um oligopólio e fazem acordos ilícitos entre sí.

Holding: empresa que controla diversas outras de um mesmo grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário