Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Desenvolvimento Humano

IDH ( Indice de Desenvolvimento Humano): classificação dos fatores sociais e econômicos elaborada pela ONU com base nos indicadores de educação,longividade e renda.



Estrutura etária: representação da distribuição da população por faixas de idade.


Também estão em fase de envelhecimento as populações de países subdesenvolvidos que se industrializaram recentemente, nos quais a inserção na economia moderna, mesmo que parcial, e a urbanização propiciaram uma redução no crescimento vegetativo, atualmente moderado, e uma expectativa de vida em sensível elevação. Embora em progressiva diminuição, a porcentagem de jovens ainda é expressiva, mas a parcela de adultos e de idosos vem aumentando de modo significativo. Brasil, México e Malásia são exemplos desse tipo de regime demográfico, cuja pirâmide apresenta um estreitamento da base e o topo em fase de "alargamento".

O envelhecimento da população é um processo altamente positivo, que se traduz em ganhos quantitativos de vida média, mas, por outro lado, o aumento da longevidade acarreta importantes implicações e desafios para a vida econômica e social das comunidades (Légaré, 2004). Crescem as demandas por cuidados médicos e sociais especializados, o que implica no custo crescente dos programas de saúde pública, na criação e ampliação de asilos, na assistência social e psicológica, na criação de estabelecimentos que ofereçam produtos de consumo e atividades de lazer voltados para este grupo, na promoção de novas alternativas para reinserção de idosos na educação e no trabalho.

Hoje em dia com o aumento da população idosa, que está ocorrendo acelerado com a nova medicina principalmente, o governo terá um gasto maior com previdencia privada, e isso nao favoreceria o governo.

Hoje em dia tambem, o número de crianças está diminuindo pois está tendo um planejamento familiar. Ainda as favelas e bairros mais pobres são aonde a natalidade é maior, pois não há planejamento familiar. Os jovens não estão crescendo em ritmo acelerado por fatores conhecidos como a violência, imprudencia, alcool, assasinatos, entre outros.

Produto Interno Bruto(PIB): representa a soma, em valores menotários, de todos os bens e serviços finais produzidos em determinada região(geralmente país), durante o período ( geralmnte um ano).

Demografia ( dinamica populacional):

* Taxa de natalidade: número de crisnças que nascem anualmente a cada cem mil habitantes.
* Taxa de mortalidade: número de obitos por cem mil habitantes em dada região e período de tempo.
* Crescimento vegetativo: entende-se por crescimento natural de uma população, ou a diferença entre as pessoas que nascem e as pessoas que morrem em determinado território.
*Motalidade infantil: número de obitos de crianças com menos de 1 ano de idade, expresso por 100 mil habitantes vivos.
* Expectativa de vida: número médio de anos que se espera que as pessoas vivam em determinada população, levando em conta o indice de violência, criminalidade, poluição e situação econoômica.
*Renda per capita: cnsiste na divisão do PIB pela população total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário