Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Clima

Massas de ar: uma parcela extensa e espessa da atmosfera, com milhares de quilometros quadrados de extensão, que apresenta características próprias de pressão, temperatura e umidade determinadas pela região na qual se origina. Devido às diferenças de pressão, as massas de ar que compõem a atmosfera estão em constante movimento.



Caracteristica de cada massa de ar no Brasil:

7- Equatorial Continental ( Ec ) : Com características quente ( baixa latitude) e úmida (área de muitos rios e domínio da floresta equatorial) originada na Amazônia ocidental, exerce influência em quase todo país durante o verão do hemisfério sul.É responsável pelas altas temperaturas e altos índices pluviométricos da região da Amazônia .

2 - Tropical Atlantica (Ta): Também de características quente e úmida origina-se no atlântico Sul e atua em toda faixa litorânea brasileira que se vai do Nordeste ao sul do Brasil. O encontro desta massa de ar com a Polar atlântica que chega da Argentina principalmente durante o inverno, provoca as tão famosas e odiadas frentes frias freqüentes aqui em nossa cidade como em toda região sul e sudeste. Também nessas regiões, o encontro desta massa com as áreas de relevos mais elevados da Serra do Mar provocam as chuvas orográficas ou de relevo durante todo ano.

5- Polar Atlantica(Pa): Por ser formada no oceano no litoral sul da Argentina , apresenta características fria e úmida. Ao penetrar no Brasil, pode tomar três direções distintas, provocando os seguintes fenômenos : Frente Fria na Amazonia e geada no sul.

3 - Tropical Continental (Tc): Origina-se na área de depressão do Chaco Paraguaio , área de altas temperaturas e pouca umidade portanto apresenta características quente e seca. Atua principalmente na região do centro-oeste e em partes do sul e sudeste durante os períodos de outono inverno. Pode provocar ainda o bloqueio atmosférico que impede a chegada de massa de ar frio vindo do sul nos meses de maio e junho caracterizando o que se denomina de veranico .

9- Equatorial Atlantica ( Ea): Massa quente e úmida, se forma na porção do atlântico próximo a região equatorial. Durante o verão do hemisfério sul pode descer e penetrar pelo litoral das regiões Norte e Nordeste causando chuvas.

4- Polar Pacífica (Pp): Massa de ar aonde o ar frio da vertente oeste dos Andes, chega a região Sul do Brasil.

8- Equatorial Norte ( En): Uma das suas principais caracteristicas é atur de maneira mais direta nas variações climáticas brasileira.


Legenda:
1- Equatorial Umido
2- Litorâneo umido
3- Tropical
4- Tropical semi-árido
5- Tropical de altitude
6- Subtropical úmido

Nenhum comentário:

Postar um comentário