Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Energia

Energia primária: é obtida diretamente da natureza.( grafico abaixo)



Energia secundária: é obtida atraves da transformação primária nos altos-fornos, refinarias e usinas. Exemplo: gasolina,coque de carvão mineral, eletricidade, etc.

Recursos naturais renováveis: fontes de energia com renovação espontânea. Exemplo: energia solar,eólica(ventos), geotérmica( calor do interior da Terra), biomassa, etc.

Recursos naturais não-renováveis: fontes de energia possiveis de esgotamento, tais como petróleo, carvão mineral, gás natural, etc.

Plataforma continental: planalto submerso que constitui um prolongamento da área continental e no Brasil possui grandes reservas de petróleo.

Hidrocarbonetos: compostos quimicos de hidrogênio e carbono que constitui o betume, substância basica na formação do petróleo, do gás natural e do asfalto natural.

Proálcool: programa de incentivo á produção do ácool combustível, implementada na decada de 1970 pelo governo brasileiro, para amenizar a dependencia da importação de petróleo com preço em alta no exterior.

Contrato de fornecimento de gás natural com a Bolívia: firmado para complementar a produção nacional , propiciou a construção do gasoduto Brasil-Bolivia, que transporta o gás por diversas idades nas regiões Sul e Sudeste brasileiras.A nacionalização das reservas bolivianas é um empecilho á sua manutenção.

Fontes alternativas de energia: formas limpas de produção de energia, tais como a energia eólica, solar e ocêanica.

Download aula DataShow sobre Combustíveis Fósseis: Download

Download aula DataShow sobre Recursos Minerais no Brasil: Download


Download aula DataShow sobre Energia: Download
agradecimentos do download: Felipe (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário