sábado, 27 de fevereiro de 2010
Estados Unidos
*Vertente do Pacifico: rios encachoeirados com grande potencial hidrelétrico, como o rio Colorado, que atravessa o Grand Canyon.
*Vertente do Altantico: composta por rios externos com muito potencial elétrico.
* Vertente do golfo do México: região de planicie, onde fluem ás paguyas da bacia do Mississipi-Missouri, é importante via de transporte fluvial.
Zonas Industriais ( muito importante)
* Manufacturing belt: localizada a nordeste do pais, próxima aos grandes Lagos, é uma área industrial tradicional, com produção bastante diversificada.
* Costa Oeste: caracterizada pelo alto nível tecnológico, proporcionou maior integração do pais com os mercado asiatico. É aonde se localiza o Vale do Silicio ( é uma região na qual está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 50 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, como a Google, Ebay, Intel...).
* Sul e Seudeste: importante polo industrial textil, e sobretudo, petroquímico, em razão da proximidade com o golfo do México.
*Noroeste: predominancia dos setores bélicos, aéronautico e Naval.
*Oeste: Predominancia das empresas de alta tecnologia como a NASA.
Relevo
A Oeste do país está o sistema montanhoso das Rochosas, a leste ficam os montes Apalaches, no centro estão as planicies Centrais.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Tocantins
O Estado foi criado por determinação da Constituição Brasileira de 05 de outubro de 1988, a partir da divisão do Estado de Goiás (parte norte e central).
Plantation
Nas zonas tropicais, existe uma forma de cultivo comercial denominada Plantation, ou cultivo especulativo, que é organizado para o mercado externo e não considera os interesses da economia e da sociedade da região ou do país onde é realizado. Esse tipo de cultivo foi introduzido nos países tropicais (África), com a finalidade de complementar a agricultura da zona temperada (Europa), e se caracteriza por:
- grandes propriedades;
- cultivo de produtos tropicais;
- monocultura;
- emprego de mão-de-obra barata, inicialmente escrava;
- utilização de recursos técnicos;
- produção voltada para a exportação.
Apartheid
Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) era um regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos.
Embora a segregação existisse na África do Sul desde o século 17, quando a região foi colonizada por ingleses e holandeses, o termo passou a ser usado legalmente em 1948.
No regime do apartheid o governo era controlado pelos brancos de origem européia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. Aos negros eram impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais.
Entre as principais leis do apartheid, podemos citar:
- Proibição de casamentos entre brancos e negros - 1949.
- Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-afriacanos (branco, negro ou mestiço) - 1950.
- Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades - 1950
- Determinação e criação dos bantustões (bairros só para negros) - 1951
- Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos) - 1953
- Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões - 1953
Este sistema vigorou até o ano de 1990, quando o presidente sul-africano tomou várias medidas e colocou fim ao apartheid. Entre estas medidas estava a libertação de Nelson Mandela, preso desde 1964 por lutar com o regime de segregação. Em 1994, Mandela assumiu a presidência da África do Sul, tornando-se o primeiro presidente negro do país.
China - Relevo
1 - Sinkiang: planalto árido e frio.
2 - Mongólia interior: Area composta pelo deserto de Gobi.
3 - Tibete: região montanhosa, cuja população tem ambições separatistas.
4 - Manchúria: concentração de ferro e carvão no subsolo e produção de trigo junto ao rio Hoang-Ho.
5 - China do Leste: elevada densidade demográfica, por causa da vocação agrícola e do desenvolvimento industrial.
Agricultura: maior expoente agricola do mundo ao lado dos EUA. Maior produtor mundial de arroz, trigo, algodão e batata.
Continente Africano
1 - Equatorial
2 - Tropical semi-umido
3 - Tropical semi-arido
4 - Desértico
5 - Subtropical
6 - Mediterrâneo
* As setas mais claras são massas de ar quente e seco e as mais escuras são massas de ar quentes e frias.
Cobertura vegetal: está intensamente ligada com a distribuição climática.
1 - Floresta equatorial
2 - Savanas
3 - Estepes
4 - Desertos
5 - Vegetação subtropical e mediterrânea
Concentração demográfica: as areas mais povoadas do continente são o baixo NILO, em cidades como Cairo e Alexandria, cidade de Lagos na Guiné, orla mediterrânea, sul da Africa do Sul e litoral de Moçambique.
Estrutura Econômica:
* Agricultura: possui poucas áeas agricultáveis, as quais são utilizadas em produão de monocutura para exportação.
* Minérios: rico subsolo, repletode diamantes( Angola, ZAmbia, Africa do Sul) e petroleo( Libia, Argelia, Angola e Nigeria)
* Principal fonte de sustento da Africa para alguns paises ainda é o TURISMO.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Toyotismo
Principais características do Toyotismo:
- Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada. Os trabalhadores são educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa.
- Sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. A produção deve ser ajustada a demanda do mercado.
- Uso de controle visual em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo.
- Implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção. Além da alta qualidade dos produtos, busca-se evitar ao máximo o desperdício de matérias-primas e tempo.
- Aplicação do sistema Just in Time, ou seja, produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária.
- Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes.
Fordismo
Objetivo do sistema
O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção.
O fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de mercadorias das mais diversas espécies.
Declínio do fordismo
Na década de 1980, o fordismo entrou em declínio com o surgimento de um novo sistema de produção mais eficiente. O Toyotismo, surgido no Japão, seguia um sistema enxuto de produção, aumentando a produção, reduzindo custos e garantindo melhor qualidade e eficiência no sistema produtivo.
Fordismo para os trabalhadores
Enquanto para os empresários o fordismo foi muito positivo, para os trabalhadores ele gerou alguns problemas como, por exemplo, trabalho repetitivo e desgastante, além da falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional. O sistema também se baseava no pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos de produção.
Dica de filme:
- Um filme interessante que aborda o fordismo é “Tempos Modernos”, produzido e estrelado por Charles Chaplin. O filme faz uma crítica ao sistema de produção em série, além de mostrar a combalida economia norte-americana após a crise econômica de 1929.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Oriente Médio
Intifada: levante da população civil palestina , iniciada a pau e pedras em 1987, contra a ocupação insraelense em seu territorio.
OLP: a Organização para Libertação da Palestina surgiu como uma organizaçõ politica e paramilitar liberada por Yasser Arafat, que visava o reestabelecimento de um Estado palestino.
Sunitas: constituem o maior ramo entre os mulçumanos, embora sejam minoria no Irã e no Iraque. No aspecto religioso, sao considerados modernos em relação ao xiitas. Nao seguem tao a fundo o Alcorão.
Xiitas: ramo mulçumano no Irã e no Iraque. São considerados radicais quantos aos preceitos religiosos do Islã, pois seguem firmamente o Alcorão.
Golfo Persico: braço do mar da Arabia que adenra a regiao do Oriente Medio, rica em pretóleo e marcada por diversos conflitos territoriais,politicos e religiosos.
Povos do Oriente Medio: arabes, turcos, persas, judeus, curdos e armenicos.
Economia
OPEP ( Organização dos Paises Expostadores de Petroleo): organização supra-estatal que controla os preços e volume da produção de 70% das reserva mundiais de petróleo.Foi criada em 1960.
Brasil na OPEP?
Muitos especialistas em petróleo defendem a entrada do Brasil na OPEP, após a descoberta de petróleo na camada pré-sal na Bacia de Santos. Esta descoberta gerou um significativo aumento das reservas de petróleo do país. Embora não seja um grande exportador, o Brasil já está entre os 10 países com maiores reservas de petróleo do mundo.
Objetivos da OPEP:
- Estabelecer uma política petrolífera comum a todos os grandes produtores de petróleo do mundo (países membros);
- Definir estratégias de produção;
- Controlar preços de venda de petróleo no mercado mundial;
- Analisar e gerar conhecimentos para os países membros sobre o mercado de petróleo mundial;
- Controlar volume de produção de petróleo da organização.
Relevo: composto por montanhas,planaltos,planicies e depressoes.Ex: planicie da Mesopotamia ( entre os rios Tigres e Eufrates) e a depressao do Mar Morto.
Hidrografia: Rio Jordao, rio Tigre e Eufrates sao os principais da região, que sofrem forte escassez de agua.
Novos/Novíssimos Tigres Asiáticos
A partir da década de 70, o direcionamento da indústria eletrônica para a exportação de produtos baratos traz prosperidade econômica crescente e rápida para alguns países da Ásia. Dez anos depois, Malásia, Tailândia e Indonésia integram o grupo de países chamados Novos Tigres Asiáticos. Apesar da recessão mundial dos anos 80, apresentam uma taxa de crescimento médio anual de 5%, graças à base industrial voltada para os mercados externos da Ásia, Europa e América do Norte.
Novíssimos Tigres
Filipinas e Vietnã são outros países que passaram por um acelerado processo de industrialização nos anos 1980 e 1990, conseguindo superar a grave crise econômica que atravessaram no fim da década de 1990.
Em síntese, podemos dizer que as estratégias dos Tigres Asiáticos tiveram como foco, o mercado externo. Esses países passaram a produzir toda espécie de produtos para as nações desenvolvidas, assumindo um caráter totalmente exportador
Tigres Asiáticos
Estes países e territórios apresentam em comum o fato de terem obtido um rápido crescimento econômico e desenvolvimento industrial e tecnológico entre as décadas de 1970 e 1990. O termo "tigre" está relacionado com a forma agressiva e rápida que atuaram na economia.
Para conseguirem este rápido desenvolvimento usaram uma política de baixos impostos, investimentos em tecnologia e educação, incentivos às exportações, abertura para a entrada de capital estrangeiro, forte participação na economia de mercado, inserção na globalização e grande oferta de mão-de-obra barata e disciplinada.
Com a estratégia adotada, conseguiram desenvolver produtos com tecnologia agregada e preços competitivos. Portanto, a economia destes países direcionou-se, principalmente, para o mercado externo. São países que apresentam altos volumes de exportação.
Além do desenvolvimento econômico, atualmente, são considerados países que apresentam ótimos índices educacionais e sociais.
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Fundamentalismo e Terrorismo
Terrorismo: consiste no uso da violência para contestar determinada ordem, com ataques a um governo ou população, realizados por individuos ou grupos politicos.
Narcotráfico
Centro de lavagens de dinheiro de drogas: Rio de Janeiro, Toronto, Los Angeles, Tóquio, Cingapua, Chipre, Luxemburgo,Malta.
Sede das oranizações crimonosas: Panamá, Lima, La Paz, Cali.
Conflitos pelo dinheiro da droga: Lima, Nigéria e China.
Paraisos fiscais: Ilha da Madeira, Paraguai, Uruguai, Suiça.
Fluxos financeiros: Los angeles -> Argentina/Toquio/Cingapura/Panamá
Caribe -> Panamá/Chile/Brasil
Produção de maconha: Norte do Brasil, Portugl, India e China
Produção de ópio: China e Filipinas
Produção de Coca: Chile , Venezuela, Méxio e China.
Principais Zonas de consumo: Rio de Janeiro, Africa do Sul, regiao norte dos EUA, Alemanha e regiões.
Plano Colombia: oficialmente, é caracterizado pela intervenção militar e auxílio financeiro dos EUA à Colombia para cobater o tráfico de cocaina na região.
As F.A.R.C : F.A.R.C significa(Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Ela começou como um grupo de revolucionários de esquerda e perderam as suas ideologias iniciais pela ganância.Hoje estão infiltrados no governo da Colombia e produzem e comandam o comércio de drogas(cocaína)e armas.Praticam atentados a bomba,seqüestros enfim todo tipo de terrorismo.
Geopolitica do Japão
Zaibatsus: grandes conglomerados nipônicos de origem familiar como Suzuki e Mitsubishi, incentivados elo governo imperial.
Milagre japonês: apoiados pelos EUA, os japoneses empreenderam um vigoroso crescimento economico, no periodo pós-guerra, fundamentado na industria de bens de consumo para exportação e incorporação de tecnologias estrangeiras.
Economia do Japão: a economia japonesa é basicamente de produtos vindo da agricultura basica ( como o arroz ) e da pesca ( como o peixe). Como o Japão é um pais formado por lava vulcanica, ele nao tem solo próprio para plantio e assim, necessita importar quase todos os produtos de sua base alimentar.
Grografia do Japão:
Densidade demografica: pais dos mais povoados com densidade demográfica em torno de 355 hab./km².
Relevo japones: 80% do território é composto por formações montanhosas.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Geopolítica da China
Zonas Economicas Especiais (ZEEs): modelo chines para dinamização economica, por meio da modernização da infra-estrutura e incentivos ao ingresso do capital estrangeiro em regiões escolhidas pelo governo.
Como a China é um país socialista, ela nao podia se libertar para o capitalismo e seu dinheiro, entao criou o ZEEs , para se manter no mundo globalizado. Entao ela aderiu a Perestroika ( liberação economica) e nao a Glasnost (liberação politica).
Conflitos na China:
- Taiwan: a China reinvindica a anexação da Ilha de Taiwan a seu territorio, contudo enfrenta resistencia local, que conta com o apoio do Japão e EUA.
- Mongóis: Na provincia da Mongólia, há um movimento separatista sem o apoio do governo, que restrita as relações com a China.
- Tibete: Região ocupada por tropas chinesas entre 1940 e 1951, apartir dai a população nativa resiste a anexação.
Globalização = " Aldeia Global"
globalização economica: interdependenia economica, descentralização da produção e respectiva exaltação de consumo.
globalização informacional: dinamização e sofisticação dos meios de comunicação.
globalização cultural: difusão global de uma visão do mundo ocidenta.
globalização geografica: influência dos processos locais em ambitos locais e vice-versa.
globalização política: queda do monopólio estatal sobre as diretrizes nacionais e internacionais.
Blocos economicos:
* Mercosul: bloco economico regional formado por Brasil, Argentina,Paraguai,Uruguai, e Venezuela.
* Pacto Andino: bloco economico que reúne Bolívia, Peru,Colombia e Equador.
*Nafta: tratado que reduz tarifas comerciais entre Mexico, EUA e Canada.
*Commomwealth: Comunidade composta pela Gra-Bretanha e suas ex-colonias.
*União Européia: bloco supranacional,caracterizado pela streita cooperação política, economica e monetária entre os 27 paises membros.
*Asen: bloco economico das nações do Sudeste Asiatico.
*Caricom: cooperação economica e politica entre paises e territorios do Caribe.
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Geografia das telecomunicações
Geografia Geral
Capialismo: sistema político, economico e social fundamentado no lucro, modo de produção privado e sociedade e classes.
Mercantilismo: fase de expansão e consolidação do incipiente sistema capitalista, o qual pendurou do século XV até o século XVIII, substituindo o sistema feudal.
Capitalismo Industrial: O capitalismo industrial é uma nova fase desse sistema econômico, que surge em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas, na segunda metade do século 18. Com essa nova fase é superado o capialismo industrial também chamado de mercantilismo, que surgiu em fins do século 14 e vigorou até então. Muitos fatores econômicos, sociais e políticos contribuíram para o desenvolvimento dessa nova forma de capitalismo.
Na economia, o grande impacto foi trazido pelas transformações nas técnicas e no modo de produção. As máquinas passaram a ser utilizadas em larga escala, tornando ultrapassados os métodos de produção anteriores, de caráter artesanal. Esse processo ficou conhecido como Revolução Industrial e teve seu início na Inglaterra.
Adam Smith e o liberalismo: O funcionamento da economia industrial baseava-se em idéias que constituíram um sistema filosófico chamado de liberalismo. Essas idéias surgiram juntamente com a Revolução Industrial, no final do século 18. Na economia, um dos principais teóricos do liberalismo foi Adam Smith, que defendia a não intervenção do Estado na economia (tal como acontecera no Mercantilismo).
Segundo Smith, o jogo econômico era regido pela lei da oferta e da procura. Dentro dessa lógica, ninguém - particularmente o Estado - deve interferir no mercado, onde vigora uma competição, em que os mais capazes obterão melhores resultados.
Capitalismo Financeiro: O Capitalismo financeiro tem se transformado desde a Revolução Industrial até os dias atuais, o sistema era restrito a uma parte da Europa e Estados Unidos.
Esse período ficou marcado pela prática do monopólio (uma única empresa dominando todo mercado). Além disso, eram realizados os oligopólios, que correspondem à união de algumas empresas retendo nas mãos o controle dos preços e de matéria-prima, dessa forma impediam o desenvolvimento de outras empresas, garantindo uma hegemonia no mercado.
Nesse mesmo período ficou bastante difundida a junção de grandes empreendimentos e conciliamento entre a indústria e o capital bancário, emergindo assim o capital financeiro. Com o agrupamento de grandes empresas houve um grande crescimento que propiciou o surgimento das empresas multinacionais, que hoje ganhou a denominação transnacional, essas têm suas atuações nos mais diversos pontos do mundo.
Nesse contexto, pode-se destacar as imensas empresas petrolíferas, como Exxon e Texaco, no ramo de informática a IBM e a Microsoft, e também a grande empresa de materiais esportivos Nike. O contexto desencadeou o surgimento de várias outras que atuam fortemente até os dias de hoje.
Oligopólio: grupo de poucas empresas determina os rumos de um setor de mercado.
Truste( ou conglomerado): grupos que controlam todas as etapas de produção, desde a extração de matéria-prima até a comercialização.
Cartel: grupo de empresas que compõem um oligopólio e fazem acordos ilícitos entre sí.
Holding: empresa que controla diversas outras de um mesmo grupo.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Aquecimento Global
A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.
Conseqüências do aquecimento global
- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil e paises africanos) a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra.
- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
Protocolo de Kyoto
Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país
Conferência de Bali
Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (Indonesia) , a Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou com um avanço positivo. Após 11 dias de debates e negociações. os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres. Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas entre os 190 países participantes. As bases definidas substituirão o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012.
Conferência de Copenhague - COP-15
A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca). A Conferência Climática reuniu os líderes de centenas de países do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global. A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas práticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesses entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Européia, e os que estão em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, Índia, China e África do Sul).
De última hora, um documento, sem valor jurídico, foi elaborado visando à redução de gases do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050. Houve também a intenção de liberação de até 100 bilhões de dólares para serem investidos em meio ambiente, até o ano de 2020. Os países também deverão fazer medições de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Problemas Urbanos
Matéria prima --> Industria de Base --> Industria de Bens de consumo --> Comercio Atacadista --> Comercio Varejista --> Consumidor
Transporte Ferroviário:
* Expansão no período do café ( Sec. XIX até 1830 .
* Interligação da área produtora ao porto.
* Comprometimento da integração regional.
* Lento: tortuoso e atrasado.
Ferrovias no Sec. XXI:
* Privatizações apartir de 1966 com o fim da RFFASA.
* Principais empresas: ALL, Ferronorte, CFN, Ferrobam e Vale.
* Transportam minérios, commodities agrícolas, combustível, papel, madeira e contêiners.
Transporte Hidroviário:
* São 3 tipos: Cabotagem Nacional / Curso Internacional / Fluvial e lacustre.
Características:
*Barato.
* Uso das grandes bacias hidrográficas.
* Suporta mais cargas doque caminhões, carros...
Principais Hidrovias:
* Tiête- Paraná;
* São Francisco;
* Madeira-Amazonas;
Transporte Rodoviário
* 69% do transporte é rodoviário.
* Custo de baixa implementação.
* Rapidez de construção.
* JK - plano de metas.
* Crescimento economico acentuado.
* Urbanização acelerada.
* Empresas: 1960 - Volkswagem, Ford e GM / 1970 - Fiat / 1990 - Renault, Peugeot, Citroen, Mercedez-Benz, Honda, Hyundai, Toyota, Nissan, Scania...
* Concessão de 1993: Inciativa privada --> Pedágios.
Transporte Aéreo:
* Velocidade
* Alto custo
* Maior gasto de combustível
* Cargas leves e caras
* Curto tempo
* Usado para viagens de lazer e/ou negócios
Transporte por Dutos:
* Liquidos e Gasosos
* Transporte barato
* Gas, petróleo e álcool
Material de apoio: http://www.4shared.com/file/219823326/fe
cedido por felipe (:
Exportação
Tipos de exportação
A exportação pode ser caracterizada como 'direta' e 'indireta'. A exportação direta ocorre quando a própria empresa faz a exportação, sem a utilização de intermediários no processo de introdução do produto no mercado-alvo.
Exportação indireta trata-se de uma alternativa disponível para empresas que desejam iniciar seu processo de internacionalização, porém não possuem experiência suficiente para fazê-lo de forma independente.
Esta forma de provimento do mercado internacional é adotada normalmente por companhias de pequeno ou médio porte, e pode ocorrer através de:
*uma comercial exportadora;
*uma "trading company": sociedade anônima com capital mínimo integralizado de 1 milhão de Reais, cujo papel é não só comprar produtos para exportar, mas assessorar uma empresa que deseja exportar seus produtos, mediante pagamento de comissão;
*uma cooperativa (setor rural);
*um consórcio de exportação: espécie de cooperativa que pressupõe a criação de uma marca sob a qual o produto será comercializado no(s) mercado(s)-alvo, não sendo necessário a criação de uma nova personalidade jurídica.As condições são oficializadas em uma reunião, cuja ata deve ser registrada em cartório. Os custos são rateados entre as empresas participantes.
Políticas Bilaterais
Privatização de Empresas Estatais: consiste na venda de empresas públicas para a iniciativa privada ( grandes empresas nacionais e multinacionais ), em decorrência das políticas neoliberais estabelecidas a partir do Consenso de Washington aos países em desenvolvimento.
Consenso de Washington: conunto de medidas formuladas em 1989, que configuram a política oficial imposta pelo FMI ( Imposto Monetário Internacional ) aos países emergentes na década de 1990.
BRIC:
O termo BRIC foi criado para fazer referência a quatro países Brasil, Russia, India e China. Estes países emergentes possuem características comuns. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas.
Características comuns destes países:
- Economia estabilizada recentemente;
- Situação política estável;
- Mão-de-obra em grande quantidade e em processo de qualificação;
- Níveis de produção e exportação em crescimento;
- Boas reservas de recursos minerais;
- Investimentos em setores de infra-estrutura (estradas, ferrovias, portos, aeroportos, usinas hidrelétricas, etc);
- PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento;
- Índices sociais em processo de melhorias;
- Diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais;
- Rápido acesso da população aos sistemas de comunicação como, por exemplo, celulares e Internet (inclusão digital);
- Mercados de capitais (Bolsas de Valores) recebendo grandes investimentos estrangeiros;
- Investimentos de empresas estrangeiras nos diversos setores da economia.
Rede Urbana
Desconcentração urbana: tendência de retração no crescimento das cidadses brasileiras com projeção nacional e incremento na população das cidades regionais e locais.
Verticalização: consiste na intensificação da construção de edifícios para ocupação do espaço urbano.
Urbanização
expansão da rede de serviços. Na América Latina, entretanto, o intenso êxodo rural e a carência de empregos nos setores secundário e terciário trouxeram conseqüências como a expansão das favelas, o crescimento da economia informal e, em muitos casos, o aumento do contingente de população pobre, num processo denominado inchaço urbano.
Conurbação: caracterizada pela ocupação de quase todos os espaços vazios entre diversas cidades, formando regiões enmtropolitanas ( conjunto de cidadses sob influencia da principal) e megalopoles ( extenmsa região com várias metrópoles conurbadas), dependendo da intensidade da urbanização.
Divisão Internacional do Trabalho (DIT): a atual DIT diz que a descentralização da atividade industrial e sua difusão por todo o mundo através das empersas multinacionais, hierarquizando as relações entre os países.
Megacidade: segundo a ONU, cidade com mais de 8 milhões de habitantes.
Cidade Global: caracterizada pela concentração de atividades e infra-estrutura que lhe possibilite promover rápida circulação e acumulação de capitais.
Nos dias atuais, está tendo uma maior urbanização nas cidades do interior do estado, por causa de alguns fatores:
* Violência e poluição na metrópole.
* Fácil acesso das vias rodoviarias a metrópole.
* Maior chance de emprego, pois na metrópole há o inchaço urbano.
* Qualidade de vida melhor.
* Desentralização industrial.
Problemas da Urbanização:
* Desemprego;
* Favelas;
* Cortiço;
* Loteamentos populares;
* Enchentes ( Vemos hoje em jornais e revistas muioto bem oque acontece por causa disso).
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Distribuição espacial da indústria
Ramos da Indústria:
* Industrias extrativas: executam estraxão de minérios.
* Industrias de transformação: alteram as propriedades de matérias-primas com o uso da tecnologia.
* Indústrias de bens de produção de uso único: matérias-primas, ou uso permanente : máquinas e equipamentos.
*Indústria de bens de consumo não-duráveis: de consumo imediato, como alimentos, roupas, remédios, etc.
* Indústrias de bens de consumo duráveis: como eletrodomésticos e automóveis.
Indústria e meio técnico, científico e informacional
GPS( Global Position System): sistema que determina o posicionamento de um receptor na superfície da Terra, através da comunicação com satélites.
Economia-mundo: consiste na construção do mercado mundial e da divisão internaional do trabalho, intensificando as relações entre países.
Modernização conservadora: consiste na manutenção de velhas contradições sociais,politicas e economicas sob novos discursos e aparências, comum em países subdesenvolvidos.
Milagre brasileiro: O "milagre econômico" é a denominação dada à época de excepcional crescimento econômico ocorrido durante a ditadura militar ou anos de chumbo, especialmente entre 1969 e 1973 no governo Médici. Nesse período áureo do desenvolvimento brasileiro em que, paradoxalmente, houve aumento da concentração de renda e da pobreza, instaurou-se um pensamento ufanista de "Brasil potência", que se evidencia com a conquista da terceira Copa do Mundo de Futebol em 1970 no México e a criação do mote de significado dúbio: "Brasil, ame-o ou deixe-o".
Espaço Rural
Reforma Agrária: redistribuição da propriedade da terra realizada pela Estado e posterior financeiro e comercial do agricultor beneficiado.
Grilagem: forma ilegal de regularizar posses indevidas por meio de documentos falsificados.
Posseiros: trabalhadores que alegam posse legal da terra.
Parceria: "aluguel" da terra mediante pagamento em dinheiro pelos trabalhadores.
Arrendamento: "aluguel" da terra mediante pagamentos de metade da produção pelos trabalhadores, no caso dos meeiros ou um terço da produção, no caso de terceiros.
Setor primário: setor da economia caracterizado essencialmente pela agropecuária e pelo extrativismo vegetal.
Setor secundário: setor da economia essencialmente industial.
Setor terciário: constituido essencialmente por comércio e serviços.
MST ( Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra): organização civil brasileira de âmbito nacional coposta por camponeses que pressionam o governo por maior distribuição de terras por meio da reforma agrária.
UDR ( União Democrática Ruralista): movimento civil formado por grandes proprietários rurais com o propósito de fazer pressões sobre o Legislativo federal para manter a estrutura agrária tradicional.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
Desenvolvimento Humano
Estrutura etária: representação da distribuição da população por faixas de idade.
Também estão em fase de envelhecimento as populações de países subdesenvolvidos que se industrializaram recentemente, nos quais a inserção na economia moderna, mesmo que parcial, e a urbanização propiciaram uma redução no crescimento vegetativo, atualmente moderado, e uma expectativa de vida em sensível elevação. Embora em progressiva diminuição, a porcentagem de jovens ainda é expressiva, mas a parcela de adultos e de idosos vem aumentando de modo significativo. Brasil, México e Malásia são exemplos desse tipo de regime demográfico, cuja pirâmide apresenta um estreitamento da base e o topo em fase de "alargamento".
O envelhecimento da população é um processo altamente positivo, que se traduz em ganhos quantitativos de vida média, mas, por outro lado, o aumento da longevidade acarreta importantes implicações e desafios para a vida econômica e social das comunidades (Légaré, 2004). Crescem as demandas por cuidados médicos e sociais especializados, o que implica no custo crescente dos programas de saúde pública, na criação e ampliação de asilos, na assistência social e psicológica, na criação de estabelecimentos que ofereçam produtos de consumo e atividades de lazer voltados para este grupo, na promoção de novas alternativas para reinserção de idosos na educação e no trabalho.
Hoje em dia com o aumento da população idosa, que está ocorrendo acelerado com a nova medicina principalmente, o governo terá um gasto maior com previdencia privada, e isso nao favoreceria o governo.
Hoje em dia tambem, o número de crianças está diminuindo pois está tendo um planejamento familiar. Ainda as favelas e bairros mais pobres são aonde a natalidade é maior, pois não há planejamento familiar. Os jovens não estão crescendo em ritmo acelerado por fatores conhecidos como a violência, imprudencia, alcool, assasinatos, entre outros.
Produto Interno Bruto(PIB): representa a soma, em valores menotários, de todos os bens e serviços finais produzidos em determinada região(geralmente país), durante o período ( geralmnte um ano).
Demografia ( dinamica populacional):
* Taxa de natalidade: número de crisnças que nascem anualmente a cada cem mil habitantes.
* Taxa de mortalidade: número de obitos por cem mil habitantes em dada região e período de tempo.
* Crescimento vegetativo: entende-se por crescimento natural de uma população, ou a diferença entre as pessoas que nascem e as pessoas que morrem em determinado território.
*Motalidade infantil: número de obitos de crianças com menos de 1 ano de idade, expresso por 100 mil habitantes vivos.
* Expectativa de vida: número médio de anos que se espera que as pessoas vivam em determinada população, levando em conta o indice de violência, criminalidade, poluição e situação econoômica.
*Renda per capita: cnsiste na divisão do PIB pela população total.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
População II
P.S: o deslocamento sazonal é feito normalmente em busca de trabalho em uma certa época do ano.
Migração pendular: movimento de pessoas que saem de manhã para trabalhar em outro munícipio e retornam a noite. Exemplo: Bóia-fria.
Emigração: fluxo de pessoas que se deslocam de um país para o outo.
Imigração: fluxo de pessoas de nacionalidade estrangeira que chegam a um país para morar.
Migração Nordestina para o Sudeste: Devido principalmente ao problema da exploração social e do trabalho na economia rural nordestina, relacionada com e eventualmente justificada pela seca, somados com a grande oferta de empregos de outras regiões principalmente nas decadas de 60,70 e 80, em especial na região Sudeste, verificou-se um pronunciado fluxo migratório de parte da população nordestina para outras regiões do país.
Nos dias de hoje, como o ideal imaginário de que na região sudeste, eles teriam uma melhor qualidade de vida, os nordestinos estão voltando para a suas terras, voltando para a familia, afim de reconstruir sua vida. Há tambem uma grande migração para a região do mato grosso e note,para afim de trabalho em plantações.
Gráfico das imigrações no Brasil: Inicio em 1908 com o primeiro navio trazendo imigrantes janponeses ao Brasil, e seu auge teve fim em 1970, tendo as imigrações reduzidas e de pouco impacto geográfico.
População I
Território populoso: possui numerosa população absoluta. Exemplo: China.
Território povoado: possui elevada densidade demográfica ( divisão da população absoluta pelo tamanho do terrirório). Exemplo: Bangladesh.
Teoria Malthusiana: Thomas Malthus estabeleceu a teoria de que a preodução de alimentos não acompanharia o ritmo de crescimento da população, acarretando a necessidade do controle populacional.
Naquela época, a obra fez muito sucesso, mas hoje suas idéias são consideradas ultrapassadas pela maioria dos estudiosos. Para os críticos de Malthus, não se elimina a falta de alimentos diminuindo o número de nascimentos entre a população mundial, mas redistribuindo a riqueza produzida no mundo.
Na realidade, ocorre grande concentração de alimentos nos países ricos e, consequentemente, má distribuição nos países pobres. Porém, em nenhum momento a população cresceu conforme o cálculo de Malthus.
Malthus ainda nao contou com a mecanização do campo, que favoreceu ao crecimento do mercado de alimentos para a população.
Teoria Neomalthusiana: Os neomalthusianos analisam essa aceleração populacional segundo uma ótica alarmista e catastrófica, argumentando que, se esse crescimento não for impedido, os recursos naturais da Terra se esgotarão em pouco tempo.
Para conter o avanço populacional, esses teóricos utilizam várias propostas, principalmente a da adoção de políticas visando o controle de natalidade, que se popularizaram com a denominação de Planejamento Familiar.
Algumas medidas adotadas por entidades mundiais (ONU, FMI, Banco Mundial, UNICEF, entre outros) nos países subdesenvolvidos, ajustadas a cada população, são exemplos de políticas de controle de natalidade: esterilização em massa de populações pobres (como foi feito na Índia e na Colômbia); distribuição gratuita de anticoncepcionais; assistência médica para uso de dispositivos intrauterinos (DIUs); divulgação de um modelo de família bem-sucedida, com no máximo dois filhos, em programas de televisão, na publicidade e no cinema.
Teoria Reformista: De acordo com a teoria reformista, se não houvesse pobreza as pessoas teriam acesso a educação, saúde, higiene, etc., o que regularia, naturalmente, o crescimento populacional. Portanto, é exatamente a falta dessas condições o que acarreta o crescimento desenfreado da população.
Uma crítica dos estudiosos reformistas aos malthusianos diz respeito ao crescimento da produção. Como vimos, para Malthus esta crescia em ritmo inferior ao da população. Para os reformistas, contudo, isso também não é verdadeiro, pois, com o início da revolução industrial e a consequente revolução tecnológica, tanto a agricultura quanto a indústria aumentaram sua capacidade produtiva, resolvendo, dessa forma, o problema da produção.
Os reformistas defendem que os governos deveriam implantar uma política de reformas sociais - na tecnologia, para aumentar a produção e resolver definitivamente o problema da sobrevivência humana, e na distribuição da renda, visando o acesso da maioria às riquezas produzidas. Só assim o problema da pobreza se resolveria. E, resolvendo o problema da pobreza, se resolveria também o problema da superpopulação. Ou seja, não haveria mais desequilíbrio entre uma e outra.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Energia
Energia secundária: é obtida atraves da transformação primária nos altos-fornos, refinarias e usinas. Exemplo: gasolina,coque de carvão mineral, eletricidade, etc.
Recursos naturais renováveis: fontes de energia com renovação espontânea. Exemplo: energia solar,eólica(ventos), geotérmica( calor do interior da Terra), biomassa, etc.
Recursos naturais não-renováveis: fontes de energia possiveis de esgotamento, tais como petróleo, carvão mineral, gás natural, etc.
Plataforma continental: planalto submerso que constitui um prolongamento da área continental e no Brasil possui grandes reservas de petróleo.
Hidrocarbonetos: compostos quimicos de hidrogênio e carbono que constitui o betume, substância basica na formação do petróleo, do gás natural e do asfalto natural.
Proálcool: programa de incentivo á produção do ácool combustível, implementada na decada de 1970 pelo governo brasileiro, para amenizar a dependencia da importação de petróleo com preço em alta no exterior.
Contrato de fornecimento de gás natural com a Bolívia: firmado para complementar a produção nacional , propiciou a construção do gasoduto Brasil-Bolivia, que transporta o gás por diversas idades nas regiões Sul e Sudeste brasileiras.A nacionalização das reservas bolivianas é um empecilho á sua manutenção.
Fontes alternativas de energia: formas limpas de produção de energia, tais como a energia eólica, solar e ocêanica.
Download aula DataShow sobre Combustíveis Fósseis: Download
Download aula DataShow sobre Recursos Minerais no Brasil: Download
Download aula DataShow sobre Energia: Download
agradecimentos do download: Felipe (:
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Extrativismo
Extrativismo mineral: atividade que consiste na extração de minérios do solo com valor economico.
Carajas: área que sedia um grande projeto multinacional para produção a exportação de manguês, ferro, cobre e bruxita no sudeste do Estado do Pará.
Quadrilátero ferrífero: area proxima a Belo Horizonte, principal produtor de minério de ferro do Brasil.
Maçiço Urucum: situado na planície do Pantanal no Mato Grosso do Sul, possui grandes reservas de minério de ferro no país.
Serra do Navio: situado no Amapá, possui reservas de manganês, ja muito exploradas.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Vegetação do Brasil
Floresta Amazônica: Suas principais características são as folhas grandes, com um tom de verde bem definido e densa. Um outro detalhe importante, é que elas se alimentam de si mesmas, por isso, são chamadas de autofágicas. Grande variedade de fauna e flora.
Mata dos cocais: A Mata dos Cocais é uma floresta de transição, situada na região do nordeste brasileiro, entre a caatinga e o cerrado.No extrato mais baixo da mata, encontramos diversas espécies de arbustos e vegetações de pequeno porte.O extravismo é a principal atividade econômica na Mata dos Cocais. Milhares de pessoas vivem do extrativismo do coco de babaçu. A semente deste coco é utilizada como matéria-prima pelas indústrias de cosméticos, medicamentos e alimentos.
Mata Atlantica: É uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ela tem presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa, rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais, as árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade, a fauna rica com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis. Na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica uma constante neblina.
Mata dos Pinhais: A Mata dos Pinhais, também conhecida como Mata das Araucárias, é uma floresta subtropical e pode ser encontrada na região Sul do Brasil (estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esta formação florestal é típica de uma região de clima subtropical. Trata-se de uma formação fechada e densa, com grande quantidade de árvores. As folhas dos pinheiros possuem o formato de agulha. A reprodução ocorre quando as sementes são levadas pelo vento.
Cerrado: Podemos encontrar a vegetação de cerrado, principalmente, na região centro-oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Está presente também nas seguintes regiões: oeste de Minas Gerais e sul do Maranhão e Piauí. Presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte. As cascas destas árvores são duras e grossas.
Caatinga: A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semi-árido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí. A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco). Ela tem forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas. Presença de cactos e bromélias.
Campos: Os Campos caracterizam-se pela presença de uma vegetação rasteira (gramíneas) e pequenos arbustos distantes uns dos outros. Podemos encontrar esta formação vegetal em várias regiões do Brasil (sul do Mato Grosso do Sul, nordeste do Paraná, sul de Minas Gerais e norte do Maranhão), porém é no sul do Rio Grande do Sul, região conhecida como Pampas Gaúchos, que encontramos em maior extensão.Os campos não dependem de grande quantidade de chuvas.
Vegetação Pantanal: Assim como ocorre com a vida animal, o Pantanal possui uma extensa variedade de árvores, plantas, ervas e outros tipos de vegetação. Nesta região, podemos encontrar espécies da Amazônia, do Cerrado e do Chaco Boliviano. Nas planícies (região que alaga na época das cheias) encontramos uma vegetação de gramíneas. Nas regiões intermediárias, desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetação rasteira. Já nas regiões mais altas, podemos encontrar árvores de grande porte. As principais árvores do Pantanal são: aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico.
Aula DataShow sobre vegetação: Download
agradecimentos do download: Felipe (:
Consequências do Clima
El niño: fenômeno climático que altera o regime de chuvas, umidade e temperaturas em diversos pontos do planeta. Ocorre devido ao aquecimento abrupto de parte significativa do oceano Pacifico, na costa peruana.
Efeito estufa: fenomeno natural que consiste na retenção de calor por determinados gases suspensos na atmosfera. Ocorre desiquilibrio quando a queima de combustiveis fósseis forma uma camada isolante que aquece a superfície em demaseio.
Ventos alíseos: Comuns na América Central. Ocorrem o ano todo e levam as umidades aos locais onde convergem.
Ventos monçômicos: atuam no sul do continente asiático:
* Verão: ventos umidos que sopram do mar para o continente.
* Inverno: ventos secos que sopram dio continente para o mar.
sábado, 6 de fevereiro de 2010
Mar de Aral
Em 1940 acelerou-se a construção dos canais de irrigação que captavam água dos afluentes do Mar de Aral. O conhecimento rudimentar da técnica e engenharia produziu canais ineficientes (mal construídos), e havia perda de até 75% de toda água captada em vazamentos e evaporação.
No início, a irrigação das plantações consumia aproximadamente 20 km³ de água a cada ano, porém, em ritmo crescente. Já na decada de 60, a maior parte do abastecimento de água do lago tinha sido desviado e o Mar de Aral começou a perder tamanho. Em 1987, a redução contínua do nível da água levou ao aparecimento de grandes bancos de areia, causando uma separação em duas massas de água, formando o Aral do Norte (ou Pequeno Aral) e o Aral do Sul (ou Grande Aral).
A quantidade de água retirada dos rios que abasteciam o Mar de Aral duplicou entre 1960 e 2000, assim como a produção de algodão. No mesmo período, o Uzberquistao tornou-se o 3º maior exportador de algodão do mundo. Como conseqüência da redução do volume de água,a salinidade do lago quase quintuplicou e matou a maior parte de sua fauna e flora naturais. A próspera indústria pesqueira faliu, assim como as cidades ao longo das margens. Houve desemprego e dificuldades econômicas.
As poucas águas do Mar de Aral também ficaram fortemente poluidas em grande parte como resultado de testes com armamentos e projetos industriais, e o uso massivo de pesticidas e fertilizantes. As pessoas passaram a sofrer com a falta de água doce e as culturas na região estão sendo destruídas pelo sal depositado sobre a terra. Nos últimos anos, o vento tem soprado sal a partir do solo seco e poluído, e causado danos à saúde pública. Há também relatos de alterações climáticas na região, com verões cada vez mais quentes e secos, e invernos mais frios. A situação do Mar de Aral e sua região é descrita como a maior catastrode ambiental da história.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Clima
Caracteristica de cada massa de ar no Brasil:
7- Equatorial Continental ( Ec ) : Com características quente ( baixa latitude) e úmida (área de muitos rios e domínio da floresta equatorial) originada na Amazônia ocidental, exerce influência em quase todo país durante o verão do hemisfério sul.É responsável pelas altas temperaturas e altos índices pluviométricos da região da Amazônia .
2 - Tropical Atlantica (Ta): Também de características quente e úmida origina-se no atlântico Sul e atua em toda faixa litorânea brasileira que se vai do Nordeste ao sul do Brasil. O encontro desta massa de ar com a Polar atlântica que chega da Argentina principalmente durante o inverno, provoca as tão famosas e odiadas frentes frias freqüentes aqui em nossa cidade como em toda região sul e sudeste. Também nessas regiões, o encontro desta massa com as áreas de relevos mais elevados da Serra do Mar provocam as chuvas orográficas ou de relevo durante todo ano.
5- Polar Atlantica(Pa): Por ser formada no oceano no litoral sul da Argentina , apresenta características fria e úmida. Ao penetrar no Brasil, pode tomar três direções distintas, provocando os seguintes fenômenos : Frente Fria na Amazonia e geada no sul.
3 - Tropical Continental (Tc): Origina-se na área de depressão do Chaco Paraguaio , área de altas temperaturas e pouca umidade portanto apresenta características quente e seca. Atua principalmente na região do centro-oeste e em partes do sul e sudeste durante os períodos de outono inverno. Pode provocar ainda o bloqueio atmosférico que impede a chegada de massa de ar frio vindo do sul nos meses de maio e junho caracterizando o que se denomina de veranico .
9- Equatorial Atlantica ( Ea): Massa quente e úmida, se forma na porção do atlântico próximo a região equatorial. Durante o verão do hemisfério sul pode descer e penetrar pelo litoral das regiões Norte e Nordeste causando chuvas.
4- Polar Pacífica (Pp): Massa de ar aonde o ar frio da vertente oeste dos Andes, chega a região Sul do Brasil.
8- Equatorial Norte ( En): Uma das suas principais caracteristicas é atur de maneira mais direta nas variações climáticas brasileira.
Legenda:
1- Equatorial Umido
2- Litorâneo umido
3- Tropical
4- Tropical semi-árido
5- Tropical de altitude
6- Subtropical úmido
Hidrografia
Legenda:
1- Bacia do Atlantico Sul ( norte)
2- Bacia do Rio Tocantins
3- Bacia do Rio Amazonas
4- Bacia do Atlantico Sul ( leste)
5- Bacia do Rio Sao Francisco
6- Bacia do Atlantico Sul ( sul)
7- Bacia do Rio Paraná
8- Bacio do Rio Uruguai
Geologia e Geomorfologia
Rochas magmáticas ou igneas: resultantes da solidificação do magma.
Rochas sedimentares: geradas por detritos organicos e inorganicos de idades geológicas diferentes.
Rochas metamórficas: provenientes do interpirismo ( transformação fisica e quimica da rocha).
Planalto: relevo cuja altura é superior a 300 metros e no qual os processos erosivos predominam sobre os de sedimentação.As unidades dos planaltos brasileiros sao divididos em quatro grupos, como no mapa a baixo.
Depressões: porções do relevo situadas abaixo do nivel do mar ou das regiões próximas, localizadas entre as bordas das bacias sedimentares e os escudos cristalinos.
Planícies:é uma grande área geografica com pouca ou raramente com nenhum tipo de variação de altitude,como um deserto ou um pantano.Planícies são superfícies que apresentaram pequenos movimentos na crosta, sendo quase completamente aplainadas. São delimitadas por aclives, e os processos de deposição superam os de desgaste. Podem ser classificadas em planícies costeiras, quando o agente de sedimentação é o mar; fluviais, quando um rio é responsável por sua formação: e planícies de origem lacustre, ou seja, formadas pela ação de um lago. Uma planície é sempre sediment
Curvas de nível: apartir do perfil do relevo de uma área, podemos traçar e unir pontos de uma mesma altitude. Exemplo abaixo:
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Elementos e fatores climáticos
-
Latitude: em geral, quanto maior a latitude, menor a temperatura. Devido à inclinação do eixo de rotação terrestre, a partir do equador (área de latitude alta), os raios solares tornam-se cada vez mais longos e seu alongamento acrreta uma perda progressiva de energia calorífera e luminosa.
-
Altitude: em geral, quanto maior a altitude, menor a temperatura. Depois de aquecidos pelo Sol, o solo e as águas superfícíais devolvem parte do calor à atmosfera. Nas áreas mais baixas, o ar é mais denso, portanto retém mais calor; à medida que a altitude aumenta, o ar se torna mais rarefeito e sua capacidade de reter calor diminui.
-
Maritimidade e Continentalidade: como a água é um verdadeiro regulador témico, nas áreas marítimicas ou litorâneas a umidade ameniza as temperaturas, portanto a amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura máxima e mínima) é bem pequena. À medida que se avança para o interior dos continetes, o teor de umidade do ar mininui e por isso a amplitude térmica vai se acentuando.
Pressão Atmosférica
A atmosfera “presa” ao planeta pela força da gravidade, exerce pressão sobre todos os pontos da superfície terrestre, sobre cada centímetro quadrado dessa superfície, ao nível do mar, existe uma coluna de ar que tem a altura de toda atmosfrea e cujo peso foi calculado em 1.033 kg. Entretanto, a pressão atmosférica sofre a superfície terrestre sobre a superfície terrestre, por influência de fatores como a umidade, tempertura e as precipitações, pode variar a horizontalmente, conforme a latitude e verticalmente conforme a altitude.
-
Latitude: nas áreas de baixa latitude, caracterizadas por altas temperaturas, a pressão atmosférica é mais baixa, pois o aquecimento do ar equatorial provoca dilatação e expansãp das moléculas dos gases, assim em 1 m3 de ar quente há menor quantidade de moléculas de gases do que em 1 m3 de ar frio, no qual as moléculas ficam mais contraídas e mais próximas.
-
Altitude: como a atmosfera é bastante compressível, nas áreas de baica altitude a preesão é mais elevada, pois as camadas atmosféricas superiores pressionam as camadas inferiores, aumentando a densidade so ar. Nas áreas mais altas, as pressões atmosféricas são mais baixas, pois o ar é mais rarefeito (menos denso).
Frentes de Ar Esta massa de ar é a responsável pelas ondas de frio no centro-sul do país. Ela pode causar geadas e neve no sul do Brasil e friagens no oeste amazônico. A frente fria que acompanha a massa de ar na borda frontal causa chuvas de intensidade moderada a forte, porém de rápida duração. Aula DataShow sober Interpirismo : Download agradecimentos do Donwload: felipe (: |
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Território Brasileiro / Geologia Geral
Domínios Morfoclimáticos: São extensas áreas, formando a paisagem predominante na região. Abaixo estão os domínios brasileiros.
Legenda:
1- Domínio Equatorial Amazônico
2 - Domínio Tropical Atlântico
3- Domínio dos Cerrados
4- Domínio Roraima-Guianense
5- Domínio das Caatingas
6- Domínio das Araucárias
7- Domínio dos Mares de Morros
8- Paisagem Intrazonal de Serras Umidas
9- Área de transição
Geologia geral
Crosta( litosfera): camada mais ridiga e externa da Terra, sustentada por rochas de diversas formações e idades.
Escudos cristalinos: estruturas geológicas formadas por rochas que aflotam dsde o ínicio da formação da crosta. No Brasil, sofreram intenso processo de erosão.
Bacias sedimentare: depressões do relevo construídas pela formação de espessos pacotes de rochas sedimentares ( daonde se extrai o petroléo atualmente).
Dobramentos modernos: formação de cadeias de montanhas recentes através do encontro entre placas tectonicas, que resultam na deformação e elevação da costa.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
A cartografia/ Coordenadas geograficas
Escala: representação grafica de varias dimensões correspondentes a realidade espacial.
Represenatções cartograficas: recurso que utiliza graficos, tabelas e mapas para visualizar fenômenos ou dados abordados pela geografia.
Coordenadas geograficas: Linhas imaginarias que cortam o globo em meridianos e paralelos.
Latitude: Linhas paralelas que localizam os paralelos -> sentido Norte/Sul
Longitude: Linhas horizontais que localizam os meridianos -> sentido Oeste/Leste
Os meridianos sao delimitados tomando por referencia a circunferencia da Terra ( 360°) dividido pelo numero de horas em um dia ( 24 hrs), isso nos dá que cada meridiano mede 15°. Essa medição é feita apartir do Meridiano de Greenwitch.
Existem os Meridianos na Terra,e sao eles:
Tropico de Cancêr: Passa pelo México,Havaí , India, Egito( 23º latitude norte).
Tropico de Capricórnio: Passa pelo Brasil, Argentina,Chile,Australia, Madagascar ( 23° latitude sul).
Círculo Polar Artico: Passa pelo Alaska, Russia, Noruega, Finlandia ( 66° latitude norte).
Circulo Polar Antártico: Passa pela Antartida ( 66º latitude Sul).
Equador: corresponde ao círculo máximo, perpendicular ao eixo terrestre, determinando a divisão da Terra em dois hemisférios: Norte e Sul. A latitude varia de 0º à 90ºN (norte: acima do equador) ou de 0º à 90ºS (sul: abaixo do equador).
Por causa dos movimentos da Terra ao longo do ano, a luz solar incide com maior intensidade sobre o hemisfério norte e, na outra parte do ano, incida com maior intensidade sobre o hemisfério sul, caracterizando o chamado solstício. Da mesma forma, ocorre que em determinada época, a luz solar incide de maneira igual sobre os dois hemisférios, caracterizando o equinócio.
Desta forma, diz-se que é solstício de verão no hemisfério sul quando a luz solar incide com maior intensidade sobre este hemisfério e, ao mesmo tempo, que é solstício de inverno no hemisfério norte, por causa da menor incidência de luz solar neste hemisfério.
Desta forma, podemos dizer que o equinócio é um estágio intermediário entre o solstício de verão e o de inverno em determinado hemisfério. Ou seja, o equinócio ocorre quando a incidência maior de luz solar se dá exatamente sobre a linha do Equador.