Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Reforma Protestante/Contra Reforma/Luteranismo/Calvinismo/Anglicanismo

Reforma Protestante e Contra-Reforma: O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas : abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.

Preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fiéis, bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento (Concílio de Trento) com o objetivo de traçar um plano de reação. No Concílio de Trento ficou definido :

- Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos jesuítas;
- Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição : punir e condenar os acusados de heresias
- Criação do Index( Livros Proibidos): evitar a propagação de idéias contrárias à Igreja Católica.

Heresia: Ir contra os dogmas da igreja ( herege).

O Luteranismo é uma forma de cristianismo fruto da Reforma Protestante desencadeada por Martinho Lutero, na Alemanha, apartir de 1517.
Sendo um dos privilegiados a ter acesso a uma Bíblia, Lutero, guiado pelo Espírito Santo, descobriu a verdade do evangelho e a paz de sua alma "O justo viverá por fé"

Para Martinho Lutero que, em um ato contra a Igreja Catolica, destruiu as leis da igreja em uma igreja, e ele mesmo implantou seus dogmas, rasgando a Bula papal.

Segundo Lutero, a salvação de uma pessoa seria dada pela fé ( esse é a principal parte), sendo que só existe dois sacramentos: batismo e a ceia.

O Calvinismo foi uma doutrina criada por João Calvino, um dos principais reformadores protestantes. Na escola de Calvino, em Genebra, receberam instruções os fundadores da Igreja Presbiteriana.

Calvino tentou transformar Genebra num Estado de fé calvinista. Queria criar uma teocracia - forma de governo em que a autoridade, emanada dos deuses ou de Deus, é exercida por seus representantes na Terra.

Segundo o calvinismo que tinha muita influencia da fé crista tambem, a sua salvação era concebida atraves do trabalho, isso favoreceu a burguesia na epoca, que era o grupo do comerciantes.

As principais doutrinas do calvinismo são: a predestinação divina, no qual deus escolhe quem será salvo eternamente, salvação mediante a fé, subordinação do Estado à Igreja e outras.

Anglicanismo: Em 1534, a Igreja da Inglaterra (Anglicana) se separou em definitivo da Igreja Católica Romana, por iniciativa do rei Henrique VIII, valendo-se da questão com o Papa Clemente VII, relacionada com o pedido de anulação de seu casamento com Catarina de Aragão.

Segundo os dilemas da nova Igreja, o rei da Inglaterra teria o poder de nomear os cargos eclesiásticos e seria considerado o principal mandatário religioso. A partir dessa nova medida, Henrique VIII casou-se com a jovem Ana Bolena. Além disso, realizou a expropriação e a venda dos feudos pertencentes aos clérigos católicos. Essa medida fez com que os nobres, fazendeiros e a burguesia mercantil passassem a exercer maior influência política.

A religião anglicana difere da católica principalmente por negar a autoridade do papa, além de autorizar a ordenação de mulheres como sacerdotes.



Brigado galera ;D
amanha sera as grandes navegações e açucar no Brasil.

14 comentários:

  1. Parabéns Miguel..Matéria muito boa.Me Ajudará muito na prova...Abraços xD

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Miguel achei aqui o que procurava e não achava nos outros obrigada... bjsss

    ResponderExcluir
  3. obg achei oq eu estava procurando aki

    ResponderExcluir
  4. vlw to no 7º ano estudando essas coisas estudei no 2º bimestre agr tem q decifrar por exame :P vlw cara.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Miguel,achei tudo que estava procurando aqui.Bem resumido,mas com vasto conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Miguel to no 7º ano e estou estudando e fazendo trabalho disso

    ResponderExcluir