O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento.
Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.
Características gerais:
* Racionalidade
* Dignidade do Ser Humano
* Rigor Científico
* Ideal Humanista
* Reutilização das artes greco-romana
Exemplos de artistas renascentistas:
* Arquitetura: Brunelleschi
* Pintura: Leonardo da Vinci / Botticelli /Michelângelo /Rafael
* Michelângelo
ILUMINISMO
É um conjunto de ideias burguesas contrarias ao absolutismo e ao mercantilismo e ao
poder politico do clero.
O Iluminismo defende a razao,da democracia, do liberalismo e da democratização da educação.
Liberdade,igualdade e fraternidade.
Alguns seguidores:
* Newton ( universo mecanico, movido pelas leis da ciencia)
* Descartes ( racionalismo cientifico)
* Locke ( direito a propriedade e a insurreição contra a tirania)
Expoentes:
* Voltaire: liberdade de expressao
* Montesquie: 3 poderes
* Rousseau: propriedade é roubo
Economistas:
-> Livre comercio e livre concorrencia
-> Natureza é a origem da riqueza
A burguesia tira a terra dos nobres perdida no feudalismo e da para o povo produzir matria-prima
para a industria.
Liberalismo-> Addam Smith que dizia que o Estado nao deveria intervir
na economia e que o trabalho é a origem da riqueza das nações.
Despotár Esclarecidas: Monarcas que aderiram ao preceito iluminista,
sem sair do poder:
* frederico III ( russia )
* Marques de Pombal (portugal)
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que explicação horrorosa....
ResponderExcluir"a burguesia tira a terra dos nobres perdida no feudalismo e da para o povo produzir matria-prima".
perdida no feudalismo? foi perdida ao léu?
"dá para o povo"???? como assim, a burguesia se apropria das terras, instaurando a propriedade privada dos meios de produção, no caso da terra de um meio fundamental de produção. A burguesia não "dá" nada para ninguém, ela se apropria da terra e EXPLORA a força de trabalho do povo. Assim como no feudalismo continua existindo uma classe explorada e uma classe opressora.
Caro Requelvmm,
ExcluirA burguesia no seculo 17 e 18 fica vamos dizer rica sendo assim,mais poderosa que o estado e o clero...Por favor,pesquise o assunto,para evitar isso
Concordo com a colega Driana. Acho que a burguesia e a iluminismo estão diretamente ligados. Aliás a burguesia queirendo ou não, esta presente em muitoooos movimentos
Excluirconvers de comunista..... bleeef
Excluirconvers de comunista..... bleeef
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirDe fato um parágrafo comprometeu o texto, seria mais apropriado dizer que: a burguesia se apodera da terra dos nobres com o fim do feudalismo se enriquecendo e expulsando os pobres do seu meio e utilizando as terras para plantar pastos expandindo a criação de ovelhas para suprir a indústria de lã em expansão...
ResponderExcluir"A burguesia não pode existir sem revolucionar constantemente os instrumentos de produção, as relações de produção e todas as relações da sociedade..." [...] ao contrário, a manutenção inalterada do antigo modo de produção foi a condição precípua da existência de todas as classes industriais do passado, o revolucionamento da produção, o abalo contínuo de todas as relações sociais, a insegurança, a agitação sempiternas, distinguem a época burguesa de todas todas precedentes, todas as relações imutáveis e esclerosada, com seu cortejo de representações, e de concepções vetustas e veneráveis, dissolvem-se antes de tomarem consistência, tudo o que era estável e sólido, desmancha no ar, tudo que era sagrado, é profanado, e os homens são obrigados a encarar com olhos desiludidos, o seu lugar no mundo e suas relações recíprocas. Nessa ordem burguesa de vida, o homem liberta-se do trabalho servil, todavia, passa a ser escravo do dinheiro, do sistema capitalista de produção. Decisivamente, a burguesia veio para mudar o mundo. Nenhum aspecto da vida ficou imune às transformações."
ResponderExcluirmuito ruim
ResponderExcluirAcredito que o problema no trecho citado da explicação está realmente no fato de afirmar "que a burguesia dá terra ao povo". Afinal, a burguesia não efetivamente dá, mas se apropria à medida em que a posse da terra deixa de ser um privilégio da nobreza e se torna uma propriedade privada. Neste sentido, podemos dizer que a terra passou a ter um preço de mercado, o que favorece, obviamente a burguesia enquanto classe social.
ResponderExcluirO problema está em usar uma noção genérica de povo (que coloca todos e todas como supostamente iguais, como se não houvesse classes sociais e desigualdade), o que em diversos momentos da história se tornou justamente uma apropriação/alusão da burguesia para constituir os novos Estados-nação burgueses a partir do século XIX.
ResponderExcluirA burguesia dá tudo para o povo:
ResponderExcluirDá emprego, Impõe a lei da oferta e da procura, e explora a mão de obra;
Dá empréstimos, cobra juros indecentes;
Dá o sonho de consumo, impoe o pesadelo da desigualdade e do endividamento(...)