A Imigração brasileira se iniciou na época do café no Brasil. A lei das terras incentivou a vinda dos imirantes para o Brasil, pois os donos das terras faziam um acordo com os imigrantes: se eles trabalhassem na terra deles, poderiam depois ganhar novas terras e assim, muito dinheiro.
Esse novo acordo favoreceu a vinda de muitos imigrantes para o brasil, como japoneses,portugueses,italianos,alemães e assim por diante.
A mão de obra nas lavouras de café estão diretamente relacionadas com a vinda de imigrantes ao Brasil.
Enquanto a necessidade de mão-de-obra diminuía nas plantações do Vale do Paraíba, na então província de São Paulo, as plantações de café prosperavam e necessitavam cada vez mais de mão-de-obra em quantidade muito superior a que o Brasil tinha de trabalhadores livres e escravos.
Portanto, foi a expansão econômica e, em menor grau, a necessidade de colonização de regiões praticamente desabitadas do país que incentivaram a imigração para o Brasil.
A abolição da escravidão e expansão cafeeira em São Paulo foram eventos contemporâneos, o que leva muitos a pensar que foi o primeiro que causou o grande fluxo de imigrantes que veio logo a seguir para o Brasil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário