Egito: Do Egito poderiamos destacar a sua forma de agricultura, na qual usava-se a enchene do rio Nilo para que favorecesse o cultivo nas terras egipicias.
A sociedade egipicia ia desdo do faró com seu poder absolutista ate os escravos, na qual eram usadaos para fazer as piramides e esfinges, aonde eram sepultados os faraos.
Segundo apos a morte, o coração da pessoa era colocado numa balança com uma pena, se ele fosse mais leve que a pena, ele era um bom homem e deveria ir ao ceu.
A mumificação que representava a vida apos a morte , sempre foi cultivada pelos egipicios.
Na epoca dos egipicios, tiveram os povos mesopotamicos ( sumerios e assirios) aonde esses povos inventaram o calendario lunar,para o cultivo de cereais, e ainda o nosso calendario. Quem inventou a escrito foram os fenicios, e ainda, tinham vasta habilidade em navegação.Os hebreus deixaram como herança o judaismo.
Idade Media: A Alta Idade MEdia ocorreu do seculo V ao XI e a Baixa Idade Media ocorreu do seculo XI ao XV.
A maior parte da arte medieval que chegou aos dias de hoje tem um foco religioso, fundamentado no cristianismo. Essa arte era muitas vezes financiada pela Igreja.
A Idade Média teve início na Europa com as invasões barbaras,no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.
Nessa epoca surgiu o Feudalismo, que como diferente de hoje que se usa o dinheiro para fins comerciais, nessa epoca usava-se a terra, era o bem mais valioso.
A politica era composta pelos suseranos(senhores de terra) e os vassalos( que eram submetidos ao suserano por trabalhos). Em troca de seu trabalho, o suserano prometia ao vassalo, ajuda militar. A sociedade era hierarquizada.Tinha-se a nobreza feudal, o clero, e os servos.O poder estava nas maos dos senhores feudais.
Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais:
*corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal)
*talha (metade da produção)
*banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).
Na Idade Média, a Igreja Católica comandava o cenário religioso.A Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento.
A arte se via muito pelos castelos e igrejas.A igreja ensinava o latim nas escolas.
Com o aumento das atividades comerciais com o oriente, o estoque de alimentos para a população aumenta, fazendo o preço subir.Os servos poderiam comprar de seus senhores lotes de terras e, assim, deixar de cumprir suas obrigações junto ao senhor feudal.
A solução encontrada, quando não se tornavam comerciantes, eram morar em burgos, dominados por outros tipos de senhores, desta vez, comerciais. Ao mesmo tempo, a expansão do comércio cria novas oportunidades de trabalho, atraindo os camponeses para as cidades.
Esses acontecimentos, aliados à formação dos exércitos profissionais — o Rei, agora, não dependeria mais dos serviços militares prestados por seus vassalos —, à insurreição camponesa, à peste, à falta de alimentos decorrente do aumento populacional e baixa produtividade agrária, contribuíram para o declínio do feudalismo europeu.
Cruzadas: No século XI, dentro do contexto histórico da expansão árabe, os muçulmanos conquistaram a cidade sagrada de Jerusalém. Diante dessa situação.
A Primeira Cruzada (1096), teve objetivo de expulsar os "infiéis" (árabes) da Terra Santa. Essas batalhas, entre católicos e muçulmanos, duraram cerca de dois séculos, deixando milhares de mortos e um grande rastro de destruição.
Ao mesmo tempo em que eram guerras marcadas por diferenças religiosas, também possuíam um forte caráter econômico. Muitos cavaleiros cruzados, ao retornarem para a Europa, saqueavam cidades árabes e vendiam produtos nas estradas, nas chamadas feiras e rotas de comércio.
De certa forma, as Cruzadas contribuíram para o renascimento urbano e comercial a partir do século XIII.
Após as Cruzadas, o Mar Mediterrâneo foi aberto para os contatos comerciais.
Emfim, as cruzadas tiveram caracter politico( expulsar os arabes da terra santa pela ordem do rei), economico( abertura de rotas comerciais) e religioso ( expansao do cristianismo).
Peste Negra: Em meados do século XIV, uma doença devastou a população européia. Historiadores calculam que aproximadamente um terço dos habitantes morreram desta doença. A Peste Negra era transmitida através da picada de pulgas de ratos doentes. Estes ratos chegavam à Europa nos porões dos navios vindos do Oriente.
Obrigado galera, amanha sera calvinismo,anglicanismo e luteranismo ;D
Abraços (:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Miguel! Tudo bem?
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa de criar um blog para ajudar os vestibulandos! A sua abordagem é muito boa! Há mais ou menos 6 meses também criei um, com o mesmo objetivo! Passa lá: http://a-neurose.blogspot.com
Vou colocar seu link lá no NEUROSE pra ajudar a divulgar seu site! Depois me fala o que achou do blog!
Beijos
Miguel Parabéns pela iniciativa, será de grande valia esta ajuda continue por favor!!
ResponderExcluirparabéns Miguel.....
ResponderExcluirestá otimo...