Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Descobrimento do Brasil / Brasil colonia e tratados

Bem, acho que todos sbem que o Brasil foi descoberto em 1500 por Pedro Alvares Cabral.
Mas foi em 1494 que espanhois e portugueses dividiram a America do Sul em duas partes:
* A leste fica para portugal e terras a descobrir.
* A oste fica para a espanha e terras a descobrir.

Tivemos tambem depois o Tratado de Madri, que delimitou as terra brasileiras e suas fronteiras.

Exploração do territorio Brasileiro
A primeira exploração do litoral do território descoberto foi feita pela própria esquadra de Cabral, que seguiu paralelamente à costa em direção norte, procurando um porto onde os navios ficassem abrigados.

Durante uma semana os portugueses ficaram na região -- batizada de Ilha de Vera Cruz--- e mantiveram alguns contatos com os habitantes. Para assinalar a posse da terra, Cabral mandou erguer uma cruz com o brasão do rei de Portugal. O nome Ilha de Vera Cruz foi substituído por Terra de Santa Cruz, mais tarde abandonado em favor do nome Brasil, que se tornou definitivo.

Colonização do Brasil
Martim Afonso percorreu quase todo o litoral brasileiro,foi o primeiro a mandar expedições Brasil a dentro a procura de metais preciosos e fundamentos da colonia. Ele foi de Pernambuco, enviou dois barcos para explorar o litoral norte; organizou expedições rumo ao sertão, partindo de Cabo Frio e de Cananéia; chegou até a foz do rio da Prata e depois retornou ao litoral paulista, onde fundou a vila de São Vicente (1532). Ali se organizaram alguns povoados, iniciou-se o plantio da cana e foram construídos os primeiros engenhos da colônia. Começava assim a colonização efetiva do Brasil, apoiada na produção de açúcar para o mercado externo.

Além da defesa do território, a colonização do Brasil teve outra finalidade: transformar a colônia num empreendimento lucrativo para Portugal.

Durante o reinado de Dom João III (1521-1557), o comércio português na Índia entrou em crise, em virtude da concorrência de outras nações européias, principalmente da Holanda e da Inglaterra.

Açúcar no Brasil
Martin Afonso de Souza trouxe as primeiras mudas de cana-de-açúcar da ilha da Madeira e instalou o primeiro engenho da colônia em São Vicente, no ano de 1533. Inaugurava-se, assim, a base econômica da colonização portuguesa no Brasil.

A produção do açúcar voltava-se exclusivamente para a exportação e, por gerar elevados lucros comandava a economia colonial. A região Nordeste, destacadamente o litoral de Pernambuco e Bahia, concentrou a maior produção de açúcar da colônia.

O engenho, que em alguns casos chegava a ter perto de 5 mil moradores, era constituído por extensas áreas de florestas fornecedoras de madeira; plantações de cana; a casa-grande, residência do proprietário, sua família e agregados e se da administração; a capela; e a senzala, alojamento dos escravos.

Fases da produção do açúcar:
* Moenda ( moer a cana-de-açucar)
* Casa das caldeiras ( derretimento do açucar)
* Casa de purgar ( aonde o açucar era branquiado, separado da mascavo.
* Açucar era refinado na Ilha das Antilhas.

Todos esses processos eram feitos por escravos, aonde sua maod e obra na colonização do Brasil,foi a mais explorada.

Capitanias hereditarias
O Brasil foi dividido em 14 capitanias hereditarias, aonde o Rei Dom Joao III,doou para nobres da Europa, afim de colonizar o Brasil.

Mas o sistema de divisão da terra em capitanias não deu bons resultados. A grande extensão dos lotes talvez a principal razão do insucesso. Sem recursos suficientes, os donatários só conseguiam fundar estabelecimentos precários na região costeira dos lotes que recebiam; não tinham condições de tentar a colonização do interior.

A enorme distância que separava as capitanias da metrópole, de onde vinham os recursos necessários para a sobrevivência dos núcleos iniciais, dificultava ainda mais a colonização.

As capitanias de São Vicente e de Pernambuco, apresentaram resultados melhores do que as outras. O sucesso dessas capitanias se deveu ao êxito da cultura canavieira e da criação de gado.

Alguns governos importantes

Tomé de souza: oi escolhido por Dom João III para ser o primeiro governador-geral do Brasil.
Estes foram os principais fatos da administração de Tomé de Souza:

* Início das atividades dos jesuítas no Brasil.
* Fundação de Salvador, a primeira capital do Brasil, em 1549.
* Criação do primeiro bispado brasileiro.
* Visita às capitanias do sul, onde o governador considerou aprovada a fundação da vila de Santo André da Borda do Campo, feita anos antes por Martim Afonso de Souza, e proibiu que os missionários se instalassem no sertão (medida que se revelou inútil). As duas atitudes do governador relacionavam-se com o fato de a capitania de São Vicente ser considerada um ponto estratégico por sua proximidade com as terras espanholas, com as quais inclusive, os vicentinos mantinham muitos contatos.

Duarte da Costa: O segundo governador-geral, Duarte da Costa, chegou ao Brasil em 1553, trazendo 250 pessoas, entre elas o noviço José de Anchieta. Vários acontecimentos marcaram a administração do segundo governador-geral:

* Combate às tribos indígenas do Recôncavo Baiano.
* Expedição ao sertão, com o objetivo de procurar as tão faladas riquezas minerais, procedentes das colônias espanholas situadas na região andina.
* Fundação do Colégio de São Paulo pelos jesuítas, em 25 de janeiro de 1554.
* Invasão do Rio de Janeiro em 1555 pelos franceses, que pretendiam estabelecer uma colônia naquele local. Como não dispunha de recursos suficientes para expulsá-los, o governador nada pôde fazer.
* Criação das primeiras fazendas de gado.

Mem de Sá: Um dos principais acontecimentos durante o governo de Mem de Sá, sucessor de Duarte da Costa, foi a expulsão dos franceses no Rio de Janeiro.Os invasores tinham estabelecido relações cordiais com os indígenas, incitando-os contra os portugueses.

A expulsão definitiva dos franceses só foi conseguida depois de muitas lutas. Estácio de Sá, com a ajuda de tropas do governador e da região de São Vicente, derrotou os invasores depois de varias batalhas.
Mem de Sá governou até 1572, ano de sua morte.

A seguir, as revoltas do Brasil depois daquela epoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário