Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Egito,Idade Media,Cruzadas,Feudalismo

Egito: Do Egito poderiamos destacar a sua forma de agricultura, na qual usava-se a enchene do rio Nilo para que favorecesse o cultivo nas terras egipicias.
A sociedade egipicia ia desdo do faró com seu poder absolutista ate os escravos, na qual eram usadaos para fazer as piramides e esfinges, aonde eram sepultados os faraos.
Segundo apos a morte, o coração da pessoa era colocado numa balança com uma pena, se ele fosse mais leve que a pena, ele era um bom homem e deveria ir ao ceu.
A mumificação que representava a vida apos a morte , sempre foi cultivada pelos egipicios.
Na epoca dos egipicios, tiveram os povos mesopotamicos ( sumerios e assirios) aonde esses povos inventaram o calendario lunar,para o cultivo de cereais, e ainda o nosso calendario. Quem inventou a escrito foram os fenicios, e ainda, tinham vasta habilidade em navegação.Os hebreus deixaram como herança o judaismo.

Idade Media: A Alta Idade MEdia ocorreu do seculo V ao XI e a Baixa Idade Media ocorreu do seculo XI ao XV.
A maior parte da arte medieval que chegou aos dias de hoje tem um foco religioso, fundamentado no cristianismo. Essa arte era muitas vezes financiada pela Igreja.

A Idade Média teve início na Europa com as invasões barbaras,no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.

Nessa epoca surgiu o Feudalismo, que como diferente de hoje que se usa o dinheiro para fins comerciais, nessa epoca usava-se a terra, era o bem mais valioso.
A politica era composta pelos suseranos(senhores de terra) e os vassalos( que eram submetidos ao suserano por trabalhos). Em troca de seu trabalho, o suserano prometia ao vassalo, ajuda militar. A sociedade era hierarquizada.Tinha-se a nobreza feudal, o clero, e os servos.O poder estava nas maos dos senhores feudais.

Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais:
*corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal)
*talha (metade da produção)
*banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).

Na Idade Média, a Igreja Católica comandava o cenário religioso.A Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento.

A arte se via muito pelos castelos e igrejas.A igreja ensinava o latim nas escolas.

Com o aumento das atividades comerciais com o oriente, o estoque de alimentos para a população aumenta, fazendo o preço subir.Os servos poderiam comprar de seus senhores lotes de terras e, assim, deixar de cumprir suas obrigações junto ao senhor feudal.
A solução encontrada, quando não se tornavam comerciantes, eram morar em burgos, dominados por outros tipos de senhores, desta vez, comerciais. Ao mesmo tempo, a expansão do comércio cria novas oportunidades de trabalho, atraindo os camponeses para as cidades.


Esses acontecimentos, aliados à formação dos exércitos profissionais — o Rei, agora, não dependeria mais dos serviços militares prestados por seus vassalos —, à insurreição camponesa, à peste, à falta de alimentos decorrente do aumento populacional e baixa produtividade agrária, contribuíram para o declínio do feudalismo europeu.


Cruzadas: No século XI, dentro do contexto histórico da expansão árabe, os muçulmanos conquistaram a cidade sagrada de Jerusalém. Diante dessa situação.
A Primeira Cruzada (1096), teve objetivo de expulsar os "infiéis" (árabes) da Terra Santa. Essas batalhas, entre católicos e muçulmanos, duraram cerca de dois séculos, deixando milhares de mortos e um grande rastro de destruição.
Ao mesmo tempo em que eram guerras marcadas por diferenças religiosas, também possuíam um forte caráter econômico. Muitos cavaleiros cruzados, ao retornarem para a Europa, saqueavam cidades árabes e vendiam produtos nas estradas, nas chamadas feiras e rotas de comércio.
De certa forma, as Cruzadas contribuíram para o renascimento urbano e comercial a partir do século XIII.
Após as Cruzadas, o Mar Mediterrâneo foi aberto para os contatos comerciais.

Emfim, as cruzadas tiveram caracter politico( expulsar os arabes da terra santa pela ordem do rei), economico( abertura de rotas comerciais) e religioso ( expansao do cristianismo).

Peste Negra: Em meados do século XIV, uma doença devastou a população européia. Historiadores calculam que aproximadamente um terço dos habitantes morreram desta doença. A Peste Negra era transmitida através da picada de pulgas de ratos doentes. Estes ratos chegavam à Europa nos porões dos navios vindos do Oriente.

Obrigado galera, amanha sera calvinismo,anglicanismo e luteranismo ;D
Abraços (:

3 comentários:

  1. Oi Miguel! Tudo bem?

    Parabéns pela iniciativa de criar um blog para ajudar os vestibulandos! A sua abordagem é muito boa! Há mais ou menos 6 meses também criei um, com o mesmo objetivo! Passa lá: http://a-neurose.blogspot.com

    Vou colocar seu link lá no NEUROSE pra ajudar a divulgar seu site! Depois me fala o que achou do blog!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Miguel Parabéns pela iniciativa, será de grande valia esta ajuda continue por favor!!

    ResponderExcluir