Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.
Obrigado, espero que ajude vocês.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Balanceamento de equações quimicas
Algumas equações são facilmente balanceadas. Isso leva apenas alguns minutos, mas algumas são um pouco mais complicadas. Para facilitar esse tipo de operação, vamos aplicar o "método por tentativas". Para isso, basta seguir algumas regrinhas práticas:
Exemplo 1: A queima do álcool é descrita pela seguinte equação química. Vamos começar o balanceamento?
Como escolhemos os coeficientes?
Devemos começar o acerto pelo elemento que apareça uma só vez de cada lado da equação (nesse caso temos o carbono e o hidrogênio). Portanto, devemos multiplicar o carbono por 2 e o hidrogênio por 3 (ambos do lado direito) para ficarmos com 2 átomos de carbono e 6 átomos de hidrogênio de cada lado da equação. Teremos portanto:
Agora vamos dar uma olhadinha para os oxigênios. Temos 4 oxigênios pertencentes ao CO2 e 3 oxigênios da água, somando um total de 7 oxigênios do lado dos produtos e apenas 3 do lado dos reagentes (1 átomo de oxigênio do C2H6O e 2 átomos do O2). Como podemos resolver isso?
Sou graduado no curso de Matemática Aplicada e Computacional pela UNICAMP e atualmente, mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Computação - Unicamp e agora doutorando na UNICAMP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário