Fenótipo
O termo “fenótipo” é empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais. Também fazem parte do fenótipo características microscópicas e de natureza bioquímica, que necessitam de testes especiais para a sua identificação.
Entre as características fenotípicas visíveis, podemos citar a cor de uma flor, a cor dos olhos de uma pessoa, a textura do cabelo, a cor do pêlo de um animal, etc. Já o tipo sanguíneo e a seqüência de aminoácidos de uma proteína são características fenotípicas revelada apenas mediante testes especiais.
Genótipo
O termo “genótipo” refere-se à cosntituição genética do indivíduo, ou seja, aos genes que ele possui. Estamos nos referindo ao genótipo quando dizemos, por exemplo, que uma planta de ervilha é homozigota dominante (VV) ou heterozigota (Vv) em relação à cor da semente.
heterozigoto é um individuo com 2 genes diferentes, ou seja, um dominante e outro reessivo, ou dois que reprsentem caracteristicas difrentes. Ex: flor heterozigota ( Vv ).
homozigoto é um individuo com genes iguais ou seja, dois dominantes ou doiis recessivos, ou dois que reprsentem caracteristicas iguais . Ex: flor homozigota ( VV ou vv ).
Cruzamento-teste
Este cruzamento é feito com um indivíduo homozigótico recessivo para o fator que se pretende estudar, que facilmente se identifica pelo seu fenótipo e um outro de genótipo conhecido ou não. Por exemplo, se cruzarmos um macho desconhecido com uma fêmea recessiva podemos determinar se o macho é portador daquele caráter recessivo ou se é puro. Caso este seja puro todos os filhos serão como ele, se for portador 25% serão brancos, etc. Esta explicação é muito básica, pois geralmente é preciso um pouco mais do que este único cruzamento.
Nesse cruzamento, provavemente o macho tem o gene ressesivo,pois 25% da sua prole é verde.
C*
Nenhum comentário:
Postar um comentário